Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança livro sobre Doenças Transmitidas por Vetores
PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 16h41 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 13h43

A obra está disponível na versão virtual no site do hospital universitário, aba Ensino e Pesquisa.

O lançamento do livro “Doenças Transmitidas por Vetores” ocorreu na última sexta-feira (12), por meio de evento virtual, via Youtube da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A obra científica é fruto de um trabalho coletivo escrito a várias mãos, entre discentes, docentes, médicos e diversos profissionais da saúde do Hospital de Doenças Tropicais da UFT, instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A live de lançamento está disponível neste link; e os interessados em baixar o e-book podem acessar este link.

Participaram do evento online as enfermeiras de vigilância, Marceli Albeirice e Patricia Cavalcante, representando os organizadores do livro, a aluna do curso de medicina da UFT, Tayná Moreno, representando os acadêmicos, a médica Maianna Macedo, representando os residentes, o médico Ebert Mota, representando o corpo clínico, o chefe do Setor de Ensino, Wagner Mariano, representando o superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira, além do Reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato e do Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben.

Saiba mais sobre o livro

Trata-se da segunda publicação científica proposta pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HDT-UFT direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação da UFT, profissionais do hospital e comunidade científica em geral, serve como fonte de informação e padronização de condutas, através da disponibilização de informações sobre os principais agravos propostos pelo tema, bem como aspectos epidemiológicos clínicos, tratamento e prevenção.

O livro possui 16 capítulos, divididos em duas Unidades: Vetores e Doenças; e contou com os organizadores: professor Dr. Diógenes Neto, chefe do setor de Pesquisa, da enfermeira de vigilância Ms. Marceli Helfenstein, da enfermeira de vigilância Ms. Patrícia Mendonça, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e do professor Dr. Wagner Mariano, Chefe do Setor de Ensino e Pesquisa.

No prefácio, o superintendente do HDT-UFT, médico Antônio Oliveira lembra o primeiro livro publicado há três anos, com o título “Acidentes por Animais Peçonhentos”, fala da importância dessas produções para um hospital escola, além de explorar um pouco sobre a relevância do tema abordado, conforme trechos a seguir.

Considerando que as doenças transmitidas por vetores são responsáveis por mais de 17% de todas as doenças infecciosas e que a distribuição destas doenças é determinada por um complexo dinâmico de fatores ambientais e sociais, propõem-se esse livro para pontuar particularidades dos atendimentos e ações do HDT-UFT, que é referência para todo o estado do Tocantins e municípios vizinhos dos estados do Maranhão e Pará. O HDT-UFT é o primeiro e único hospital universitário do Tocantins e é administrado pela Rede Ebserh.

Enfermidades como dengue, zika e chikungunya ainda permanecem como um grande problema para a macrorregião norte do estado do Tocantins e é dever da Universidade auxiliar na compreensão sobre o comportamento epidemiológico dessas doenças, já que subsidiam na elaboração de políticas públicas, visando de fato a prevenção e diminuição sistemática dos casos. A motivação para a elaboração do livro foi o incentivo à manutenção de um ambiente de ensino rico entre nossos alunos e profissionais. Os esforços para a obtenção dos dados demandaram pesquisas nas bases de dados do Hospital, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e também pela Secretaria Municipal de Saúde – Centro de Controle de Zoonoses, pelas empresas de saneamento e controle de pragas e pelos Laboratórios de Diagnóstico Clínico.

Este livro traz a consolidação de informações regionalizada e abrangente, que sem sombra de dúvidas auxiliará alunos e profissionais da saúde na sua nobre missão. Com o levantamento da estatística dos atendimentos à esses casos nos últimos 5 anos, pode-se compreender melhor onde é necessário avançar com mais velocidade. Foram elaborados gráficos e inseridas figuras da cidade de Araguaína, com o objetivo de proporcionar ao leitor a visualização e posterior reflexão da realidade local.

Live ocorreu na última sexta-feira (12 de fevereiro)

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.