Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança livro sobre Doenças Transmitidas por Vetores
Início do conteúdo da página
PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança livro sobre Doenças Transmitidas por Vetores

Por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 16h41 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 13h43

A obra está disponível na versão virtual no site do hospital universitário, aba Ensino e Pesquisa.

O lançamento do livro “Doenças Transmitidas por Vetores” ocorreu na última sexta-feira (12), por meio de evento virtual, via Youtube da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A obra científica é fruto de um trabalho coletivo escrito a várias mãos, entre discentes, docentes, médicos e diversos profissionais da saúde do Hospital de Doenças Tropicais da UFT, instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A live de lançamento está disponível neste link; e os interessados em baixar o e-book podem acessar este link.

Participaram do evento online as enfermeiras de vigilância, Marceli Albeirice e Patricia Cavalcante, representando os organizadores do livro, a aluna do curso de medicina da UFT, Tayná Moreno, representando os acadêmicos, a médica Maianna Macedo, representando os residentes, o médico Ebert Mota, representando o corpo clínico, o chefe do Setor de Ensino, Wagner Mariano, representando o superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira, além do Reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato e do Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben.

Saiba mais sobre o livro

Trata-se da segunda publicação científica proposta pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HDT-UFT direcionado aos alunos de graduação e pós-graduação da UFT, profissionais do hospital e comunidade científica em geral, serve como fonte de informação e padronização de condutas, através da disponibilização de informações sobre os principais agravos propostos pelo tema, bem como aspectos epidemiológicos clínicos, tratamento e prevenção.

O livro possui 16 capítulos, divididos em duas Unidades: Vetores e Doenças; e contou com os organizadores: professor Dr. Diógenes Neto, chefe do setor de Pesquisa, da enfermeira de vigilância Ms. Marceli Helfenstein, da enfermeira de vigilância Ms. Patrícia Mendonça, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e do professor Dr. Wagner Mariano, Chefe do Setor de Ensino e Pesquisa.

No prefácio, o superintendente do HDT-UFT, médico Antônio Oliveira lembra o primeiro livro publicado há três anos, com o título “Acidentes por Animais Peçonhentos”, fala da importância dessas produções para um hospital escola, além de explorar um pouco sobre a relevância do tema abordado, conforme trechos a seguir.

Considerando que as doenças transmitidas por vetores são responsáveis por mais de 17% de todas as doenças infecciosas e que a distribuição destas doenças é determinada por um complexo dinâmico de fatores ambientais e sociais, propõem-se esse livro para pontuar particularidades dos atendimentos e ações do HDT-UFT, que é referência para todo o estado do Tocantins e municípios vizinhos dos estados do Maranhão e Pará. O HDT-UFT é o primeiro e único hospital universitário do Tocantins e é administrado pela Rede Ebserh.

Enfermidades como dengue, zika e chikungunya ainda permanecem como um grande problema para a macrorregião norte do estado do Tocantins e é dever da Universidade auxiliar na compreensão sobre o comportamento epidemiológico dessas doenças, já que subsidiam na elaboração de políticas públicas, visando de fato a prevenção e diminuição sistemática dos casos. A motivação para a elaboração do livro foi o incentivo à manutenção de um ambiente de ensino rico entre nossos alunos e profissionais. Os esforços para a obtenção dos dados demandaram pesquisas nas bases de dados do Hospital, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e também pela Secretaria Municipal de Saúde – Centro de Controle de Zoonoses, pelas empresas de saneamento e controle de pragas e pelos Laboratórios de Diagnóstico Clínico.

Este livro traz a consolidação de informações regionalizada e abrangente, que sem sombra de dúvidas auxiliará alunos e profissionais da saúde na sua nobre missão. Com o levantamento da estatística dos atendimentos à esses casos nos últimos 5 anos, pode-se compreender melhor onde é necessário avançar com mais velocidade. Foram elaborados gráficos e inseridas figuras da cidade de Araguaína, com o objetivo de proporcionar ao leitor a visualização e posterior reflexão da realidade local.

Live ocorreu na última sexta-feira (12 de fevereiro)

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página