Página inicial > Últimas Notícias > Segundo livro produzido por profissionais e alunos do HDT-UFT será lançado em live nesta sexta-feira (12)
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Por Daianni Parreira - UCS/HDT-UFT | Revisão: Paulo Aires​ | Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 11h40 | Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 18h22

O livro “Doenças Transmitidas por Vetores”, é resultado de um trabalho coletivo escrito a várias mãos, entre discentes, docentes, médicos e diversos profissionais da saúde do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A obra será lançada por meio de evento virtual, em live transmitida pelo canal oficial do Youtube da Universidade, disponível neste link.

Trata-se da segunda publicação científica proposta pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HDT-UFT direcionada aos alunos de graduação e pós-graduação da UFT, profissionais do hospital e comunidade científica em geral. A publicação serve como fonte de informação e padronização de condutas, através da disponibilização de informações sobre os principais agravos propostos pelo tema, bem como aspectos epidemiológicos clínicos, tratamento e prevenção.

O livro possui 16 capítulos, divididos em duas Unidades: Vetores e Doenças; e contou com os organizadores: professor Dr. Diógenes Neto, chefe do setor de Pesquisa, da enfermeira de vigilância Ms. Marceli Helfenstein, da enfermeira de vigilância Ms. Patrícia Mendonça, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e do professor Dr. Wagner Mariano, Chefe do Setor de Ensino e Pesquisa.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT