Página inicial > Últimas Notícias > Projeto tem o objetivo de auxiliar calouros indígenas e quilombolas com a rotina acadêmica
AÇÕES AFIRMATIVAS

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 08h02 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 09h51

O Grupo de Trabalho Indígena e Quilombola (GTIQ) do Câmpus de Palmas, em parceria com a Pró-Reitoria  de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), está lançando a campanha “Adote um Calouro”. O objetivo do projeto é o acolhimento e ambientação dos calouros indígenas e quilombolas com as rotinas acadêmicas do Câmpus.

Os calouros indígenas e quilombolas serão acompanhados por veteranos, no primeiro semestre letivo, para serem auxiliados no seu processo de adaptação acadêmica, principalmente com as plataformas digitais da instituição. “Por conta do isolamento social e das aulas on-line, muitos alunos têm apresentado dificuldades com essa modalidade de ensino e com o uso de ferramentas tecnológicas. A campanha tem o objetivo de acolher e auxiliar os novos  alunos indígenas e quilombolas.”, conta a professora e coordenadora do projeto, Solange Aparecida do Nascimento.

O coletivo GTIQ atua nos câmpus de Miracema, Gurupi, Porto Nacional e Palmas. “A ideia surgiu do com a necessidade dos alunos de não conhecer a UFT completamente, principalmente agora que o modo de ensino é o EaD. Podemos conscientizar os alunos em ajudar e transmitir seus conhecimentos aos demais”, afirma Izak David Andrade, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFT e integrante do GTIQ.

O veterano que apresentar interesse em participar da ação, deve entrar em contato com a Proex pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para realizar o seu cadastro, e assim construir uma rede de apoio aos novos estudantes indígenas e quilombolas da UFT.