Página inicial > Últimas Notícias > Termo de Cooperação Técnica fortalece fomento às pesquisas científicas em unidades de conservação
PARCERIA INTERINSTITUCIONAL

Por Cleide Veloso (Ascom Gov-TO) | Edição: Samuel Lima (Sucom-UFT) | Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 17h49 | Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 17h49

Na manhã desta sexta-feira (18), o Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) assinou Termo de Cooperação Técnica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para continuidade e fortalecimento das parcerias em ações e projetos de pesquisas científicas em unidades de conservação do Estado.

Esse Acordo de Cooperação Técnica possui vigência de cinco anos e possibilidade de prorrogação por igual período. Além da realização de estudos e pesquisas científicas, o programa de cooperação abrange consultorias, conferências, publicações, desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação - TI, ministração de cursos, programas de treinamento e de pós-graduação, realização de estágios e entre outras atividades.

“Com esse termo de cooperação, o Governo do Tocantins fortalece a parceria entre o órgão de gestão de unidades de conservação do Estado e as instituições acadêmicas, para ampliar o fomento de pesquisas científicas e ações nas UCs estaduais. Essa iniciativa multiplica as possibilidades de avanços de pesquisas, descobertas de soluções ambientais e produção de conhecimento multidisciplinar no Tocantins”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“O somatório de competência técnica entre as instituições representa um resultado e ganho significativo para o Estado. Nosso papel é resolver problemas por meio da união de forças e de atores ligados à ciência e tecnologia. E para isso é necessário conhecer o meio ambiente de maneira técnica, sustentável a partir do conhecimento científico”, pontua o presidente da Fapt, Márcio Silveira. “A execução de projetos elaborados por pesquisadores valorizam o potencial do Estado e ainda fortalece a economia verde, o agronegócio, meio ambiente e todas as plataformas possíveis. O Estado tem um ecossistema muito especial que chamamos de ecótonos, que é uma zona de transição entre floresta amazônica, cerrado e pantanal, por isso vamos trabalhar com projetos estratégicos através da união de esforços”, ressalta o presidente da Fapt.

“A assinatura desse termo na verdade formaliza e reforça as relações institucionais entre a Fapt, a Unitins, o Naturatins e a UFT, que são tradicionalmente instituições que se cooperam há muito tempo. Especificamente esse termo que assinamos hoje dará a possibilidade de envolvimento e participação dessas instituições, de seu quadro de pessoal, técnicos e no nosso caso, dos pesquisadores e alunos, nos projetos de interesse comum com foco nas unidades de conservação do Estado”, pontua Luiz Eduardo Bovolato, reitor da UFT. “O foco é ambiental, mas há a possibilidade de participação de pesquisadores de outras áreas do conhecimento, uma vez que o meio ambiente não anda isolado. Então a gente vê com uma perspectiva bastante positiva, a possibilidade de aporte de recursos, editais que permitam a participação dos interessados conforme os critérios que forem estabelecidos. É uma ação conjunta muito positiva e quem tem a ganhar com isso é o meio ambiente, o Estado e estamos bastante felizes com essa possibilidade”, conclui o reitor da UFT.

“O Termo de Cooperação multi-institucional, como esse, traz peso para os projetos e principalmente uma atuação direta nos Parques. A Unitins é uma universidade difundida em todo o Tocantins, estamos em áreas próximas aos Parques e com atuação direta junto aos nossos alunos. Temos certeza que esse termo de parceria promove a entrada da instituição e dos nossos projetos de pesquisa e de extensão nas regiões dos Parques. Então a Unitins comemora mais uma parceria interinstitucional firmada nesse ano de 2020”, declara Augusto Rezende, reitor da Unitins.

“Essa cooperação técnica fortalece as atividades de pesquisa e extensão nos Parques e os projetos que já estão em andamento, como o olhar para a preservação dos quelônios do Tocantins, que a gente já vem realizando no Cantão. Então essa parceria é muito importante para nós da Unitins, porque é uma possibilidade de atender mais a sociedade, nos campos em que ela necessita”, afirma Kyldes Batista Vicente, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins.

Estiveram presentes também no encontro de assinatura da cooperação técnica, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins Warley Rodrigues e o chefe de Gabinete da Fapt, Gilberto Ferreira Santos.

Confira a publicação original aqui.

marcador(es): Reitoria,Home