Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos de Ciências Sociais criam podcasts para abordar temas da graduação
Início do conteúdo da página
PORTO NACIONAL

Acadêmicos de Ciências Sociais criam podcasts para abordar temas da graduação

Por Silene Lima (*) | Edição: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h00 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 16h48

“Sociologia Sonora”.  O que será? Uma revista? Uma programa de TV? Uma notícia? Não, nada disso! É um podcast. Isso mesmo, um podcast.

Estudantes da disciplina de Prática de Pesquisa em Sociologia, do Curso de Ciências Sociais, do Câmpus da UFT em Porto Nacional, sob a supervisão do professor Marcelo Brice, desenvolveram um projeto ao qual deram o nome de “Sociologia Sonora”.  O projeto visa demonstrar a capacidade de comunicação dos cursos, especialmente, a capacidade de comunicação de uma disciplina, de uma área do conhecimento tida como hermética e difícil, que é a Sociologia.

Segundo os alunos, na disciplina foi proposta a criação de um produto que alcance a comunidade externa, que não fique restrito ao público da universidade e que tenha uma abordagem sociológica. Daí nasceu a ideia do podcast, um formato que - em função da pandemia - tem bastante procura. Notaram que há uma propensão de crescimento dessa modalidade de comunicação, e que com o isolamento social ganhou muito mais força.

Dorilene Belem de Carvalho, aluna integrante da equipe, conta que quando o professor Brice lançou a ideia de criar um podcast ela não sabia quase nada sobre essa mídia. Mas, mesmo assim, pensou positivamente pela criação da ferramenta: "Eu, particularmente, gosto muito de desafios e novas experiências. E junto com os colegas dei o melhor de mim”, ressalta a acadêmica. Ela explica ainda, que a turma foi dividida em quatro equipes: equipe de roteio; equipe de pesquisa; equipe de produção e equipe de edição. E que todos participaram efetivamente.

Foram produzidos, então, quatro episódios com os temas:

São episódios de dez minutos e todos com abordagem sociológica, segundo o professor Brice. Os dois primeiros episódios estão indo ao ar, esta semana e os outros dois irão até o dia 15. Confira o link do podcast clicando aqui.

Brice ressalta que esse trabalho é fruto de uma relação muito forte entre ele e os alunos. “Não é um podcast profissional. É amador mas o conteúdo tem sido pensado e produzido de acordo com as questões mais presentes socialmente”, explica o professor. Diz ainda que, na turma tem alunos que são profissionais de edição e trabalham com isso, portanto, acabam contribuindo muito com o projeto.

Imagem de arquivo da Turma da disciplina do professor Brice, quando ainda era possível aglomerar (Foto: Divulgação)Imagem de arquivo da Turma da disciplina do professor Brice, quando ainda era possível aglomerar (Foto: Divulgação)Robinson Luiz Paulo é um dos estudantes participante do projeto. Ele diz que achou interessante esse trabalho porque mostra como o curso de Ciências Sociais se posiciona no ambiente atual, como forma seus estudantes. Segundo ele, "esse tipo de trabalho acaba trazendo a atualidade para dentro da disciplina. E para os alunos, traz uma nova perspectiva", diz.

O acadêmico afirma que para a comunidade externa o projeto é importante por discutir temas atuais com a participação de vários especialistas. Para ele, é uma forma de atualizar tanto a comunidade externa quanto a interna, sobre o que está acontecendo atualmente no âmbito da academia. “Foi muito prazeroso participar deste trabalho porque ele nos enriqueceu como futuros cientistas sociais e nos trouxe uma prática gigantesca”, conclui o estudante.

A proposta do professor Brice é dar continuidade ao projeto. “Caso ele seja bem sucedido, como acho que será, se transformará num projeto de extensão. E os alunos que se destacarem agora, com esse produto e quiserem se incorporar ao grupo que irá produzir podcasts no primeiro semestre do próximo ano, para veicular, tanto na UFT FM, quanto na plataforma própria, serão muito bem vindos”, confirma o professor.

(*) Estudante de Jornalismo em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I

registrado em:
Fim do conteúdo da página