Página inicial > Últimas Notícias > Cátedra Unesco cadastra projetos de incentivo à leitura para mapeamento nacional em “O Brasil que Lê”
PARCERIA

Por Carlos Borges Junior | Edição: Poliana Macedo - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 16h27 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 17h44

O projeto “O Brasil que lê”, realizado pela Cátedra Unesco, está mapeando projetos que incentivem a formação de leitores ou de mediadores de leitura. A Unesco quer conhecer os trabalhos que foram ou que ainda estão sendo desenvolvidos no país para mapear iniciativas de promoção da leitura. Essa ação pretende ainda integrar os projetos e dar a eles visibilidade, constituindo uma rede para a formação de um país de leitores. Os responsáveis por essas iniciativas podem participar da pesquisa, registrando as informações dos projetos por meio do link www.obrasilquelê.catedra.puc-rio.br e preencher as informações sobre o seu projeto.

Representante do acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Cátedra Unesco, a professora do curso de Letras da UFT em Araguaína, Valéria Medeiros, explica que ainda não se tem um banco de dados e informações sobre os projetos de leitura que são realizados pelas instituições e outros promovedores: “ É de enorme importância, porque pretende mapear tudo que foi feito no país inteiro em termos de promoção da leitura nos últimos 30 anos, seja em escolas ou em outros espaços de circulação pública. Esse mapa da leitura no Brasil, não pode ficar em branco e o Tocantins precisa participar”, finaliza.

O mapeamento é promovido pela Cátedra PUC-RIO, o Itaú Cultural e também o Instituto José Marques Castilho. Para participar do mapeamento, os projetos de incentivo à leitura precisam acessar o site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco.

*Estudante de Jornalismo em atividade para a disciplina Estágio Supervisionado I.