Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pequenos produtores recebem orientações de projeto do curso de Engenharia de Alimentos
Início do conteúdo da página
Painel Agrotec

Pequenos produtores recebem orientações de projeto do curso de Engenharia de Alimentos

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 14h12 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 17h59

Apesar de ainda vivermos em tempos de pandemia, você já pensou em organizar informações variadas e que geralmente vêm com uma linguagem técnica, para uma plataforma simples e intuitiva para pequenos produtores rurais? Os alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas, criaram o Painel Agrotec, um projeto de extensão em desenvolvimento que conta com a parceria do Laboratório de Cinética e Modelagem de Processos – LaCiMP, sob coordenação da professora Glêndara Martins.

O projeto tem objetivo de levar informações e tecnologias diversas na área de alimentos, legislação, tutoriais, dicas práticas associadas a produção agrícola e ao processamento de alimentos e outros materiais de mídia produzidos para esclarecer e dar suporte a agricultores, processadores e comercializadores de alimentos.

Segundo a coordenadora do Painel Agrotec, uma das motivações para criação do painel é exatamente o momento de pandemia que nossa sociedade tem vivido: “Em que as plataformas digitais se tornaram meio de subsistência, e quando falamos em pequeno produtor, pequeno comerciante, nem todos tem acesso a elas e muitos tem dificuldades de fechar seus negócios e com informações espalhadas em diversos sites. Eles acabam por ter essa limitação e a plataforma veio para tentar unificar as informações e colocar numa linguagem mais popular, para dar suporte para os pequenos empreendedores e comerciantes na área de alimentos”, ressaltou a professora Glêndara Martins.

Para a acadêmica do 9º período do curso de Engenharia de Alimentos, Romilda Ramos, a criação da plataforma nesse contexto de pandemia veio pra somar e reunir importantes informações na área de alimentos para esses produtores, de maneira gratuita e acessível:  “Como futuros engenheiros de alimentos, devemos facilitar o acesso a essas informações, afinal somos profissionais multidisciplinares e estamos envolvidos em todo o setor produtivo de alimentos, devemos promover a segurança alimentar nos diferentes níveis da cadeia, seja o pequeno produtor, feirante ou até mesmo indústrias já consolidadas no ramo alimentício”, destacou.

O projeto também tem um canal no Youtube em que pequeno produtor pode ver todos os vídeos com os projetos, dicas sobre embalagens, explicações de normativas e pesquisas desenvolvidas pelo alunos do Curso de Engenharia de Alimentos.

PSC 2020/2

E você já fez sua inscrição no PSC 2020/2? As inscrições são online e seguem até o dia 29 de novembro! O Curso de Engenharia de Alimentos é ofertado no Câmpus de Palmas e tem diversos projetos como esse para que o aluno possa desenvolver habilidades para atuar no mercado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página