Página inicial > Últimas Notícias > Especialização em Análise de Dados tem Aula Magna na sexta-feira (6)
PALMAS

Especialização em Análise de Dados tem Aula Magna na sexta-feira (6)

Por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 10h06 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 11h12

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em convênio com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), promove na próxima sexta-feira (6) a palestra “Análise de Dados na Prestação de Contas Púlbicas”, que será ministrada pelo professsor Dr. Josedilton Alves Diniz, da Universidade Federal da Paraíba. A palestra será a Aula Magna do curso de especialização em Análise de Dados e Controle, e será transmitida pelo canal de Youtube do TCE, a partir das 16h.

O evento é organizado pela professora Glenda Michele Botelho, coordenadora da Especialização. Os interessados em participar do evento devem inscrever-se por meio da Plataforma Evento.

A Aula Magna marcará o início das atividades do Curso de Especialização em Análise de Dados e contará com a participação de autoridades do Tribunal de Contas do Estado, como: Conselheiro Presidente Dr. Severiano Costandrade; Conselheiro Coordenador Geral do Instituto de Contas Dr. André Luiz de Matos Gonçalves e o Diretor do Instituto de Contas Dr. Júlio Edstron Secundino Santos.

Resumo da palestra

A velocidade e o volume de dados que se têm na atividade governamental requerem a necessidade de bons sistemas que sejam capazes de processar esses dados transformando em informações tempestivas e com qualidade que auxiliem os tomadores de decisão.

Nesse sentido, na atividade de controle governamental é imprescindível o uso da análise inteligente de dados para verificação da correta aplicação dos recursos públicos. A partir desse contexto podem ser avaliadas as potencialidades do uso da análise de dados na missão constitucional exercida pela Corte de Contas.

Isso é possível com a sistematização de metodologias capazes de encontrar padrões ou movimentações atípicas e a partir daí gerar compreensões que possam ajudar: reduzir custos; otimizar o tempo; identificar novas oportunidades de análise; entender tendências de práticas ilegais e definir políticas de gestão de risco nos procedimentos de auditoria governamental.

Para isso debaterão temas sobre  a ótica teórica e prática de algumas técnicas e ferramentas que têm potencialidade de melhorar a qualidade e tempestividade das atividades do controle externo, quais sejam: Big Data; Machine Learning, Analytics e Business Intelligence.

marcador(es): Especialização,Home