Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura 2020 será online, de 28 a 30 de outubro
Início do conteúdo da página
PROGRAD | PROPESQ | PROEX

Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura 2020 será online, de 28 a 30 de outubro

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 22h11 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 14h57

O VII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) da UFT ocorrerá, este ano (em função da pandemia da Covid-19) totalmente virtual (online) e integrará a programação da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On), de 28 a 30 de outubro de 2020. O tema geral do Siepe este ano será "Inovação nas novas fronteiras da ciência brasileira".

O Siepe é composto por eventos integrados, coordenados pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), e que tem subeventos relacionados a cada elemento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. A abertura de inscrições para os subeventos e também submissão de trabalhos ocorreu durante o mês de setembro e outubro.

 

SIC tem prazo aberto para submissões de trabalhos

Coordenado pela Propesq, ocorrerá a 16ª edição do Seminário de Iniciação Científica (XVI SIC), onde graduandos, vinculados aos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti); Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic/AF); Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), terão espaço para apresentarem resultados finais das pesquisas e discussões. O período para submissões dos trabalhos segue aberto até o dia 02 de outubro e a organização prevê que cerca de 380 acadêmicos participem do SIC. O período para inscrição no 16º SIC também está aberto até dia 28 de outubro, na plataforma do evento.

Segundo a coordenação do evento, o SIC tem como objetivos a promoção da avaliação dos trabalhos finais vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica; divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na vigência 2019-2020; promoção do intercâmbio entre os estudantes de graduação, que participam do programa de iniciação científica ou que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na UFT. "Todos os alunos vinculados à iniciação científica institucional deverão participar do SIC e aqueles que estão finalizando suas pesquisas, deverão apresentar os resultados obtidos", informa a coordenação.

 

Seminário de Extensão: submissões de trabalhos e inscrições abertas

Com o slogan "UFT sem Muros: Existe uma Universidade para Além da Sala de Aula", o Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários é coordenado pela Proex. Nesta 9ª edição se prevê a promoção de 11 palestras, 13 mesas-redondas e 15 minicursos.

A submissão dos trabalhos se dará na plataforma Even, e o servidor (docente ou técnico administrativo) deverá submeter seu trabalho de acordo com o edital que o mesmo está ligado. A Proex reforça que é obrigatória a submissão de trabalhos dos estudantes que são bolsistas da Proex, conforme consta nas normas.

O prazo para submissão de trabalhos para apresentação no evento começa no dia 04/09/2020 e vai até o dia 01/10/2020, e para inscrições no evento do dia 04/09/2020 até dia 27/10/2020. A previsão é reunir cerca de 1,5 mil participantes nos eventos ligados a este seminário.

A plataforma para submissão de trabalhos e inscrição no evento já está disponível e são acessíveis pelo endereço https://www.even3.com.br/isdeceac2020/ . Na página estão todas as informações, normas, modelos e instruções sobre o evento. Quaisquer dúvidas podem ser dirimidas em contato com a Proex, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, o objetivo do Seminário é divulgar as ações de extensão que são realizadas na Universidade. "É publicizar, dialogar, discutir as ações de extensão a partir dos estudantes, técnicos e professores, apresentando às comunidades interna e externa o que a UFT tem produzido em relação à extensão", complementa a pró-reitora.

 

Educação e Inovação

Coordenado pela Prograd, dentro do Siepe ocorrerá o IX Seminário de Programas Especiais em Educação que adotou o mesmo slogan geral do Siepe - "Inovação nas novas fronteiras da ciência brasileira". Este seminário terá também subeventos (IX Seminário Institucional do Pibid; II Seminário Institucional de Residência Pedagógica e o VI InterPet). A previsão é de que o número de participantes dos programas PIM, Pimi, Padi, PET, Pibid, Profor, Parfor, Residência Pedagógia e Programa Mais Vida, chegue a um total de mil pessoas.

A coordenação dos eventos da Prograd destaca que o objetivo é promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas. Oportunidade para apresentação dos resultados e experiências dos programas de formação acadêmica. Ocorrerão, de forma concomitante, diversas palestras, minicursos e mesas-redondas.

Acesse a página dos eventos relacionados à Prograd no endereço https://www.even3.com.br/ixspee/.

Saiba mais

Sicteg On - A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTI). A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac e Senai.

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi (Instituto Federal, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Gurupi-Unirg). No ano de 2020, redimensionado, pelo Covid-19, o evento será 100% online, mas acolhido pela liderança institucional da Universidade Unirg na 6ª edição, com o tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira." (Fonte: Site do evento)

registrado em:
marcador(es): Proex,Prograd,Propesq,Home,Siepe
Fim do conteúdo da página