Página inicial > Últimas Notícias > Lapeq recebe importante aparelho para análises químicas

Lapeq recebe importante aparelho para análises químicas

Por Virgínia Magrin | Edição: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 10h00 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 11h06

Cromatógrafo Iônico (Foto: Divulgação Lapeq)

O Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (Lapeq) da UFT, localizado em Palmas, acaba de ganhar um reforço com a chegada de um novo equipamento, o Cromatógrafo Iônico. O laboratório, que é voltado ao ensino, também desenvolve diversas pesquisas e trabalhos de extensão, como prestação de serviço de análise de qualidade de água para a comunidade tocantinense.

O novo equipamento - um dos poucos da região norte - permite análises e quantificação de cátions e ânions em amostras como água, solo, alimentos, tecidos, entre outros itens, além de permitir a quantificação, segundo as normas vigentes, do agrotóxico Glifosato, importante contaminante que é amplamente encontrado no meio ambiente. A aquisição do Cromatógrafo Iônico foi feita por meio de uma parceria entre o Lapeq e o Ministério Público do Tocantins, com participação da Fundação de Apoio Cientifico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) como executora.

O Lapeq

Lapeq (Foto: Divulgação)O laboratório tem como objetivo a prestação de serviços de análises laboratoriais químicas, físico-químicas e microbiológicas em amostras ambientais e amostras de alimentos. Em sua equipe de pessoal estão funcionários com formação na área de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Química, Técnico em Gestão Ambiental, além de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e estagiários.

Em sua estrutura laboratorial estão disponíveis equipamentos de análises químicas clássicas e equipamentos de alta complexidade analítica. Para se ter uma ideia, em sua Central Analítica estão equipamentos como o Cromatógrafo gasoso, utilizado para determinações de diversos poluentes ambientais como os compostos orgânicos voláteis e pesticidas; o Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência, que detecta e quantifica metabólitos, proteínas, peptídeos, aminoácidos, carboidratos e poluente orgânicos; o Espectrômetro de emissão atômica de plasma por micro-ondas, usado em análises de metais em solo, água, sedimento e peixes; entre outros.

De acordo com o professor e coordenador geral do Lapeq, Emerson Guarda, no laboratório diversos alunos de graduação e pós-graduação trabalham em vários segmentos de pesquisa, desenvolvendo vários tipos de análises. “Hoje o Lapeq trabalha com análises de água, superficial ou subterrânea. Análises físico-químicas, microbiológicas, metais, alguns compostos orgânicos, também são analisados”, disse o pesquisador. Além disso, ele explicou que está sendo implementada uma nova estrutura analítica que ampliará a gama de parâmetros e matrizes que poderão ser analisadas, como solo, alimentos e outras.

Lapeq (Foto: Divulgação)Outro ponto a ser destacado, é que o Lapeq, através de seus coordenadores professor Emerson Adriano Guarda (Coordenador Geral) e Patrícia Martins Guarda (Coordenadora analítica), participam ativamente do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Parcerias

Com o objetivo de buscar parcerias o Lapeq possui convênios para análises de água, efluentes e solos, com a Semarh,  Naturatins, prefeitura de Itacajá, MPT-TO, entre outros órgãos e empresas. Destaca-se ainda, que o laboratório Já teve projetos com outros órgãos públicos, como MPE-TO, FMA-Prefeitura de Palmas, além de outras prefeituras e empresas privadas.

Os interessados em parcerias devem entrar em contato com os coordenadores do laboratório por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..(Com informações da Fapto)