Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT leva informações e dicas na área da saúde pelas ondas do rádio
Início do conteúdo da página
COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO

UFT leva informações e dicas na área da saúde pelas ondas do rádio

Por Vírginia Magrim | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 11h19 | Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2020, 11h45

Com o objetivo de dar dicas e tirar dúvidas da população tocantinense sobre cuidados com a saúde, o Projeto Conexão UFT estabeleceu uma parceria com as Ligas Universitárias da UFT.  O trabalho em conjunto tem levado - pelas ondas da rádio UFT FM - informações importantes, como as relacionadas à prevenção à Covid-19.

Os temas são abordados em pequenas pílulas, de menos de um minuto, transmitidas no meio da programação da UFT FM, de segunda a segunda. Entre os assuntos que ainda serão abordados estão o tabagismo, higiene dos alimentos após sua aquisição no supermercado, asma, aleitamento materno, fortalecimento do sistema imunológico, relação entre obesidade e a Covid-19, entre outros.

Maria Santana, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, explica que as Ligas Universitárias têm papel fundamental nas ações de ensino, pesquisa e extensão, e, sua participação neste projeto é muito importante: “É um momento onde os estudantes ligantes colocam em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. Por isso, as ligas da UFT, através do Conliga e o Centro Acadêmico de Medicina, estão atuando junto do Projeto Conexão UFT na elaboração de dicas diversas na área da saúde, ocasião em que eles são protagonistas neste momento de pandemia”, destaca ela.

Outro ponto mencionado pela pró-reitora é que, com este tipo de ação, a UFT tem chegado à comunidade externa, cumprindo com um de seus papeis fundamentais que é expandir suas ações, sair do espaço físico da universidade, levando o conhecimento e informação que é produzido no meio acadêmico.

Yasmin, acadêmica do curso de Medicina e representante do Centro Acadêmico de Medicina, conta que o trabalho foi pensado em conjunto e que um grupo de seis acadêmicos vinculados às Ligas se juntaram para elaborar os conteúdos. Tudo com a orientação de docentes dos cursos da área da saúde. “As informações passadas são rápida, clara e didática”, garante ela.

E o que esses estudantes têm aprendido com tudo isso? “Para nossa formação isso é muito importante, pois quando estamos elaborando o conteúdo, estamos aprendendo, buscando fontes seguras; além de ser uma forma de produzir neste momento em que estamos parados, ajudando a população, se sentindo útil e mantendo o vínculo entre médico e paciente de alguma forma, o que é primordial na profissão”, enfatiza a estudante Yasmin.

Conexão UFT

O projeto Conexão UFT foi idealizado como forma de promover a aproximação da comunidade com a Universidade Federal do Tocantins. Para isso, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), a Superintendência de Comunicação (Sucom) e a Rádio Universitária (UFT-FM) lançaram o podcast "Conexão UFT", disponível no perfil oficial da UFT e da Rádio UFT FM, além das plataformas digitais (SoundCloud e Spotify).

O podcast aborda temas atuais, como a recente pandemia do Covid-19, sempre levando informações em forma de entrevista com especialistas da área escolhida na semana. O podcast pode ser conferido às terças-feiras, 15h, na Rádio UFT-FM e por meio das plataformas digitais. A Rádio Universitária reprisará o mesmo programa às quintas-feiras, no mesmo horário.

Agora esse trabalho foi ampliado com pílulas diárias de dicas relacionadas à saúde e pode ser conferido diariamente na frequência 96,9.

registrado em:
marcador(es): Home
Fim do conteúdo da página