Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mais Vida divulga cartilha sobre Saúde Mental e Qualidade de Vida na Universidade
Promoção à vida

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h07 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h07

O Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental - Mais Vida da Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou sua primeira Cartilha com o título “Saúde Mental e Qualidade de Vida na Universidade”. Esta primeira edição é voltada para os acadêmicos da universidade pois aborda assuntos articulados com a vida estudantil, no qual foram baseados em uma pesquisa científica liderada por professores e discentes do curso de Psicologia, apoiados pela alta gestão da universidade e por uma equipe em cada um dos sete câmpus da UFT.

A Cartilha é uma elaboração dos professores Carlos Mendes Rosa e José Fernando Patino Torres, ambos integrantes do Programa Mais Vida. Esta primeira produção foi agenciada por um grupo de docentes, discentes e técnicos comprometidos com a promoção de práticas, concepções e formas de vida que promovam saúde mental e a realização integral ao longo da trajetória universitária. "A base da cartilha é uma pesquisa que rastreiou o sofrimento psíquico nos sete câmpus da UFT, e faz um diagnóstico bem preciso sobre as formas de sofrimento dentro do âmbito acadêmico no grupo dos discentes. Foram mais de 600 questionários e 15 rodas de conversa, é uma pesquisa imensa que levou quase um ano para ser terminada e agora levamos os resultados por meio da cartilha. Portanto, a cartilha tem duas funções importantes, a primeira de ser um documento que traz os resultados da pesquisa e a segunda porque traz roteiros, dicas e informações de como lidar com o sofrimento psíquico em diversos âmbitos", explica.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, "o Programa Mais Vida tem se fortalecido a cada dia na UFT, pela abrangência de suas ações, inclusão de novos integrantes e o trabalho conjunto de vários profissionais da universidade e de outras instituições. Essa primeira cartilha é uma das grandes ações desenvolvidas pelo Programa que vai contribuir para a compreensão, não só referentes às práticas mas, também, à concepção e formas de promover a saúde mental na universidade. Parabenizo a todos e todas envolvidos neste trabalho interdisciplinar e comprometido de técnicos, professores e alunos das pró-reitorias, câmpus e cursos da UFT," ressalta.

Para o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, a cartilha é uma iniciativa bastante exitosa, com conteúdo de qualidade e prestação de serviço com orientações e apoio na área da saúde mental e qualidade de vida. Ainda mais nesse momento que estamos vivendo de isolamento social o trabalho do Programa Mais Vida vem sendo muito importante, levando atendimento a essas pessoas que estão passando por um momento indelicado ou de inquietação. O Mais vida vem contribuir na nossa política de assistência estudantil e também a todos da nossa universidade", destaca.

A cartilha está composta pelos seguintes conteúdos:apresentação do Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental - Mais Vida e seus principais objetivos. Depois seguem os resultados de uma pesquisa realizada nos sete câmpus da UFT que sintetiza os nove domínios fundamentais a partir dos quais se estrutura a saúde mental dos universitários. Seguidamente, são abordados conceitos como saúde mental, sofrimento psíquico e a entrada na universidade como possível geradora de crise, assim como são apresentados alguns mitos sobre o suicídio e algumas pautas úteis para ajudar as pessoas que possam estar sofrendo. A posteriori, se apresenta a lista de contatos dos CAPS do Tocantins e dos Serviços de Apoio ao Estudante da UFT, espaços de atendimento à saúde mental a nível institucional e estadual. Finaliza uma reflexão sobre o papel da comunidade no apoio à saúde mental.

Saiba Mais
O Programa Mais Vida foi criado no ano de 2018, sendo uma iniciativa institucional interdisciplinar que congrega esforços de docentes, técnicos administrativos e discentes da UFT no sentido de criar e ampliar ações de promoção à Saúde Mental e prevenção de diferentes formas de sofrimento psíquico. O Programa é vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação (DPEE), mas envolve várias outras pró-reitorias e profissionais da universidade de diversos setores e cursos. O objetivo é oferecer ações práticas que valorizem a qualidade de vida, o bem estar social e a saúde da comunidade acadêmica, como atividades físicas, culturais e científicas.

As ações do Programa Mais Vida, que acontecem nos sete câmpus da Universidade, podem ser descritas como pesquisas acerca das origens do sofrimento psíquico, palestras, rodas de conversas com discentes e servidores, eventos de acolhimento aos ingressantes, oficinas artísticas, acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de crise, parcerias com a rede de saúde mental dos municípios entre outras. Todas essas ações e outras mais estão descritas na mini-home do Programa no endereço www.uft.edu.br/maisvida.