Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançado livro com relato memorial docente de 35 anos de trabalho
Início do conteúdo da página
MIRACEMA

Lançado livro com relato memorial docente de 35 anos de trabalho

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 09h11 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 20h10

"Memorial e trabalho docente: começo do fim ou fim do começo", é o título da obra lançada na última terça-feira (12) pela Editora CRV. O autor é o professor Márcio Antônio Cardoso Lima, do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema. Na publicação, o autor relata sua história de 35 anos trabalhando em Educação nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. 

Lima é professor do curso de Pedagogia no Câmpus de Miracema. Graduado em Filosofia, Estudos Sociais/História e Pedagogia, com especialização em História Econômica e em Metodologia do Ensino Superior, é mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre suas publicações, estão, também, os livros “A pesquisa-ação e o ensino de filosofia” (2013); “O ensino de filosofia e a pesquisa-ação” (2016); e “Considerações sobre o ensino de filosofia em teses e dissertações (1988-2001)” (2018). O novo livro com seu relato memorial docente está disponível para ser adquirido no site da Editora (clique aqui).

Sinopse

Após trinta e cinco anos de labuta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, expus relato de trabalho, no caso, docente – tendo, como suporte, a memória –, em vista a quem se propõe à responsabilização com o processo ensino-aprendizagem, ante indicação de que, vivendo, experimentando e saboreando, diariamente, a docência como lugar de aprendizagem/trabalho, é que se aprende a ser docente.

Daí, portanto, a importância de saber que a nossa formação é permanente, num ir e vir constantes, em síntese provisória, pois, não há descanso para o processo de construção do conhecimento, não há reta de chegada, não há certezas definitivas, com sua limitação no tempo e no espaço, mas sua ilimitabilidade de construção e reconstrução.

Por fim, a expectativa de que a experiência problematizadora com o ensino – arrazoada, aqui, através da rememoração –, desde a segunda metade dos anos oitenta do século passado, concretizada em contexto desfavorável, seja contribuição para o prosseguimento da prática e para o desenvolvimento do próprio conhecimento, ciente de que muito ainda precisa ser feito em vista a um ensino de qualidade, que atenda a maioria da população brasileira.

Detalhes:
Editora: EDITORA CRV
ISBN: 978-65-5578-001-7
ISBN DIGITAL: 978-65-5578-004-8
DOI: 10.24824/978655578001.7
Ano de edição: 2020
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 104
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição: 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página