Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais de saúde de Tocantinópolis recebem protetores faciais produzidos pela UFT
COMBATE À COVID-19

Por Thuany Gonçalves | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2020, 08h51 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2020, 11h11

Protetores faciais foram produzidos no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação/Câmpus de Tocantinópolis)

Como parte das ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), para conter a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), docentes e estudantes do Câmpus de Palmas, se uniram em uma rede de solidariedade para produzirem protetores faciais - do tipo face shield (modelo transparente, que cobre todo o rosto), para serem doados à Secretaria Municipal de Saúde do município de Tocantinópolis.

"Nosso papel é servir à comunidade tocantinense com ações de ensino, pesquisa e extensão que, neste momento, visam proteger a saúde da nossa gente em tempos de pandemia", afirma o diretor do Câmpus de Tocantinópolis, Nataniel de Vera-Cruz Gonçalves Araújo.

Até o momento, foram entregues 36 protetores faciais à Secretaria. O material é produzido por meio do Projeto Higia, utilizando impressoras 3D, nas quais produzem a haste de sustentação da folha de acetato que, fica à frente do rosto para evitar o contato com gotículas, fluídos nasais e salivas que possam atingir a região dos olhos, nariz e boca.

"Os extensionistas, docentes, estudantes e voluntários estão fazendo um excelente trabalho", destaca Cruz, acrescentando que "a princípio, o foco é abranger profissionais da saúde de todos os municípios do Tocantins, mas que, certamente, serão feitas avaliações com o propósito de alcançar o máximo de pessoas possíveis com os equipamentos de proteção individual.

A confecção dos protetores é feita no Laboratório Audiovisual do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Câmpus de Palmas. A equipe responsável pela produção tem os professores e pesquisadores, Patrícia Orfila e Warley Gramacho, e o acadêmico de Engenharia Elétrica, Nilson Flávio Coelho. Vale destacar a parceria da UFT com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Araguaína e as secretarias de saúde municipal e estadual.

Outras ações

Além da doação de protetores faciais, também estão na lista de produções da UFT, produtos de higiene e limpeza como, álcool em gel e sabão líquido. Nos sete câmpus da UFT também foram arrecadadas cestas básicas, por meio de ações solidárias, a serem doá-las às famílias em situação de risco ou vulnerabilidade.

Para o diretor Araújo, além da intervenção material direta da UFT, as ações virtuais também são importantes. “Nosso coletivo de servidores tanto no Câmpus de Tocantinópolis quanto nos demais, desenvolvem ações educativas como palestras, debates, cursos, podcasts, entrevistas, lives com profissionais qualificados e com experiência pedagógica, no campo da saúde, educação física, psicologia, artes, dentre outros, ações que contribuem para o bem-estar físico e psicológico da nossa população”, detalha.

Ele ainda acrescenta a parceria do Câmpus de Tocantinópolis com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, que resultou na produção de máscaras para os povos indígenas da região bem como, a doação de cestas básicas, doadas pelos servidores da Universidade e comunidade, em geral.