Página inicial > Últimas Notícias > Exposição Novos Olhares sobre o Canguçu é aberta em Palmas
cultura e pesquisa

Exposição Novos Olhares sobre o Canguçu é aberta em Palmas

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 11h55 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 11h55

Foto: Virgínia Magrin

O Centro de Pesquisa Canguçu está sendo apresentado por meio da história, arquitetura, meio ambiente e arte. A Exposição Novos Olhares sobre o Canguçu foi aberta na manhã desta quarta-feira (27) e segue disponível ao público até o dia 4 de dezembro, no corredor do Bloco I, Câmpus de Palmas.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da disciplina de Paisagismo II, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, sob a coordenação da professora Márcia de Camargo. O resultado são fotos, desenhos, aquarelas, maquete do centro e outros elementos que são responsáveis por mostrar aos visitantes um pouco do que o Centro Canguçu pode proporcionar.

Márcia destaca que a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa é o que motivou e resultou nessa primeira fase da exposição. “Eu queria tirar os alunos da rigidez tecnológica de um trabalho feito só pelo computador e motivá-los a vivenciar uma situação real. Visitamos o Centro de Pesquisa e o resultado desta visita pode ser visto na exposição. Agora estamos planejando uma nova visita no ano que vem. O resultado será uma segunda exposição com uma proposta de paisagismo sustentável para o Canguçu”, destaca ela.

A acadêmica Gabriela Veloso, responsável pelas fotos durante a visita, aprovou a metodologia de ensino: “Eu acho muito incrível, pois no curso ficamos muito presos nessa coisa de só fazer trabalhos pelo computador, tudo muito sério. E a arquitetura é arte. Ter essa experiência com a arte é muito importante. É a possibilidade de sair, quebrar essa barreira e mostrar para os novos alunos e até para os mais velhos que tudo isso faz parte do nosso curso”.

Multidisciplinar

Para o coordenador do Centro de Pesquisa, Renato Torres, o resultado desta exposição é o retrato de algumas das potencialidades do Centro de Pesquisa enquanto laboratório, enquanto estrutura diferenciada que oportuniza novos olhares e caminhos diferentes que levam ao ensino, a pesquisa e a extensão.

E para quem pensa que o Centro é laboratório só para cursos relacionados à biologia, ciências ambientais e áreas afins, está enganado! “Qualquer curso está convidado e é necessário que visite o Centro de Pesquisa Canguçu. O local é um laboratório multidisciplinar, com múltiplas oportunidades. O convite que eu faço é que visitem para que cada curso, pesquisador e professor encontrem o seu caminho. Dessa forma, podemos acumular mais olhares, levando essa informação cada vez mais distante”, enfatiza Torres.

Letícia Dias, acadêmica responsável por confeccionar a maquete disponível na Exposição sabe bem disso. Para ela, a experiência vivida é um privilégio. “O Canguçu é um tesouro que poucas pessoas conhecem. É uma experiência única que acrescenta de maneira que nenhuma experiência teórica consegue. Por isso que a gente quis se empenhar tanto para fazer essa Exposição e incentivar que os demais conheçam o local, pois independente do curso é uma experiência muito boa”, incentiva a estudante.

Conheça o Centro de Pesquisa Canguçu clicando aqui.

marcador(es): Home,Arquitetura,Canguçu