Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > População de Natividade recebe oficina de Projeto de Extensão da UFT
Início do conteúdo da página
Imagem, Mídia e Cultura

População de Natividade recebe oficina de Projeto de Extensão da UFT

Por Maria Eduarda Ferraz (PPGCom) | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 08h01 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 09h39

Neste mês de novembro, os grupos Coletivo 50 graus – Pesquisa e Prática Fotográfica e o Núcleo de pesquisa e Extensão Comunicação, Imagem e Diversidade Cultural (CID), ambos formados por docentes e discentes da Universidade Federal do Tocantins, uniram forças no projeto Imagem, Mídia e Cultura para trabalhar com fotografia experimental, audiovisual e cultura popular na cidade de Natividade (TO).

O primeiro grupo, coordenado pela professora Dr.ª Amanda Leite, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), tem organizado, desde seu início, pesquisas na área da fotografia, exposições artísticas, eventos e debates no campo das artes visuais incluindo a comunidade acadêmica e a comunidade externa à UFT, na modalidade de extensão.

O segundo grupo, coordenado pela professora Dr.ª Verônica Dantas, também docente no PPGCom e no curso de Jornalismo da UFT, já produziu artigos e documentários que levam para fora da academia material audiovisual resultantes de pesquisas feitas nas cidades de Taguatinga, Monte do Carmo e Tocantinópolis.

Em um trabalho conjunto, durante 2019, as equipes fizeram visitas por cidades situadas em diferentes regiões do estado buscando conhecer a partir da própria população, histórias e elementos da cultura local, tendo como fim ir além dos estereótipos contados por aí, documentando tudo em vídeo e fotografias, que serão posteriormente lançados em forma de documentário, como um dos resultados finais do Projeto de Extensão Imagem, Mídia e Cultura.

Até o momento, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), o grupo já visitou o distrito de Taquaruçu, a cidade de Araguatins, na região do Bico do Papagaio e Natividade, região oeste do estado. Nas visitas, além da colheta de informações e dados, também há o compromisso de levar às comunidades minicursos e oficinas gratuitas como de podcast e redes sociais.

Mais recentemente foi a vez de Natividade receber a equipe. Na oportunidade, as equipes conversaram e trocaram saberes sobre como usar as ferramentas disponíveis nas redes sociais para ampliar noções sobre o turismo na cidade e o consumo dos negócios locais. O grupo pode ampliar o entendimento um pouco mais sobre linguagem textual jornalística, além de ter acesso a opções gratuitas para edição de imagens e criação de sites.

De acordo com a professora Dr.ª Verônica Dantas, que coordenou a ida à Natividade, “o projeto Imagem, Mídia e Cultura visa trabalhar com os conceitos, a crítica e as práticas da imagem no que diz respeito ao seu lugar narrativo, a partir de questões que envolvem a identidade e a cultura no Tocantins (...). O destaque do projeto é a transdisciplinaridade e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, pois é desenvolvido por dois grupos de Pesquisa e Extensão da UFT, com docentes e discentes vinculados aos cursos de Artes, Jornalismo, Pedagogia e ao mestrado em Comunicação e Sociedade”.

Este ano, o grupo ainda deverá visitar as cidades de Mateiros e São Félix, na região do Jalapão, encerrando as atividades previstas para 2019. Em 2020, a agenda retorna, dando continuidade e finalizando a atual pesquisa. A partir daí, o grupo seguirá para a montagem do documentário, ainda sem data de lançamento, mas já sinalizando a finalização do projeto no primeiro semestre de 2020.

registrado em:
marcador(es): Extensão,Home,PPGCom
Fim do conteúdo da página