Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos de pós-graduandos têm qualidade elogiada e propostas são apontadas como inovadoras
PPGDR

Por Neuracy Viana (PPGDR/UFT) | Edição: Samuel Lima (Sucom UFT) | Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h47 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h47

Projetos de pesquisa e extensão sobre os ODS foram apresentados na última sexta-feira (25) (Fotos: Neuracy Viana e Bruno Felipe Costa / Divulgação)

Inovadores, modernos e ricos. Assim foram definidos, pela representante da ONU Habitat, Daphne Besen, os seis projetos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados durante seminário integrante do Circuito Urbano 2019. O evento foi realizado na última sexta-feira (25), no auditório do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do Câmpus da UFT em Palmas, e reuniu acadêmicos, professores e convidados.

Os seis projetos desenvolvidos sobre os ODS e suas metas, propostos pela ONU são: Vozes: território integrado à agenda urbana 2030; Educação na Unidade Prisional Feminina de Palmas; Em direção à 2030: Desenvolvimento sustentável com discentes da Escola Vila União; Gestão do lixo eletrônico: uma alternativa viável; Energia limpa: um estudo em Palmas; e Centro de Desenvolvimento na Região Metropolitana de Palmas.

Para Daphne, que acompanhou todas as apresentações dos alunos durante a programação do evento, nos períodos da manhã e tarde, além de inovadores e modernos em nível de Brasil, os trabalhos são muito diversos, tanto na questão de idade dos integrantes quanto da interdisciplinaridade, uma vez que os grupos são formados por profissionais de várias áreas, o que para ela é muito rico e positivo.

Na oportunidade, a representante da ONU Habitat parabenizou a todos os envolvidos e fez algumas observações a respeitos dos projetos, sugerindo ampliar as propostas para outros municípios, numa espécie de caravana, e colocou a instituição à disposição para um possível apoio institucional.

O professor doutor João Bazzoli, coordenador do projeto de extensão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030, na ocasião, agradeceu o empenho de todos os alunos e parabenizou-os pela qualidade dos trabalhos.

O projeto de extensão teve início em abril deste ano e consiste na realização de ações de sensibilização, nivelamento e envolvimento dos palmenses em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-TO) e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Programação

Na abertura do evento, no período da manhã, Daphne Besen, ministrou a palestra “Desafios da implementação dos ODS e da agenda urbana”. Na oportunidade, a representante da ONU Habitat falou sobre os projetos desenvolvidos pela instituição, sobretudo nos estados do Rio de Janeiro e Alagoas. Falou ainda sobre a atuação da ONU Habitat, o Circuito Urbano e os ODS, mais precisamente o 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).

marcador(es): Home,PPGDR