Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT desenvolve pesquisa para prevenir captação de sangue infectado por leishmaniose visceral
Início do conteúdo da página
ARAGUAÍNA

UFT desenvolve pesquisa para prevenir captação de sangue infectado por leishmaniose visceral

Por Geórgya Laranjeira Corrêa (Governo do Tocantins) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h53 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h53

Estudo científico traz resultados sociais e novas estratégias de trabalho ao SUS visando a prevenção da Leishmaniose Visceral em caso de doação de sangue

PPSUS-Leishmaniose-Araguaína-Hemorrede (Foto: Wilson Rodrigues / Governo do Tocantins / Divulgação)

Uma pesquisa científica denominada "Leishmaniose como problema de Saúde Pública no Serviço de Hemoterapia na região Norte do Estado, novas estratégias relacionadas a Leishmaniose Visceral" (LV) foi implementada no Hemocentro de Araguaína, a fim de prevenir a captação de sangue de doadores possivelmente infectados pela doença. O estudo está sendo desenvolvido pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) tendo como agente executor o governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e conta com a coordenação do Ministério da Saúde e o gerenciamento Técnico e Administrativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

“A pesquisa tem por objetivo determinar a prevalência da infecção por Leishmaniose Visceral em população candidata à doação de sangue do Hemocentro de Araguaína (TO). A coleta de sangue das amostras para a realização do estudo ocorreu no período de agosto de 2016 a outubro de 2017, com o intuito de apresentar dados que possam auxiliar na avaliação da necessidade ou não de estratégias de atenção à saúde, relacionadas à leishmaniose visceral”, explica a pesquisadora e professora doutora Bruna Alexandrino.

Para o presidente da Fapt, Márcio Silveira, o papel da pesquisa cientifica é muito importante para a sociedade, pois acompanha com muito critério através do estudo e de metodologias a fim de desenvolver um trabalho de qualidade e propor ações de prevenção ao SUS.

Método

Segundo a professora da UFT Helcileia Dias, doutora em Ciências Veterinárias,  o estudo utiliza vários métodos de diagnóstico laboratorial tais como Imunofluorescência indireta, PCR (reação em cadeia da polimerase) e teste rápido, além de investigar possíveis fatores de risco para a Leishmaniose Visceral a que os clientes do serviço de doação de sangue estão expostos.

O diagnóstico sorológico identifica a positividade para a infecção por Leishmaniose infantum durante a triagem dos doadores e aponta o risco da transmissão da doença através de transfusão de sangue como possível. Na localidade da pesquisa em questão não é possível afirmar casos de pessoas infectadas pela doença oriundas de transfusão de sangue, visto que o trabalho não objetivou monitorar os receptores de transfusão, possuindo como público-alvo apenas os doadores de sangue. No entanto, dados preliminares demonstram que existiu o contato dos doadores com o agente causal da doença.

Custeio da Pesquisa

A pesquisa é custeada pelo PPSUS por meio de seleção de projetos oriundos de edital promovido pela Fapt, e que se encontra em andamento desde 2018. “O apoio financeiro tem sido fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e sem o qual não seria possível a realização. O fomento obtido pelo PPSUS por meio da Fapt, em que foram destinados à aquisição de novos equipamentos e material de custeio que possibilita a equipe de pesquisa testar e implementar técnicas, avaliar métodos de diagnóstico”, ressaltou a pesquisadora Helcileia.

Autores da Pesquisa

A pesquisa está sendo realizada no Hemocentro de Araguaína (Hemorrede do Estado) desde 2018 com previsão para ser concluída em 2021 pelas professoras Bruna Alexandrino, Helcileia Dias Santos, Osmar Negreiros Filho e uma equipe multiprofissional que atua na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), do Câmpus da UFT em Araguaína.

registrado em:
Fim do conteúdo da página