Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico discute as políticas urbanas no país
Início do conteúdo da página
EVENTO NACIONAL

Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico discute as políticas urbanas no país

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 08h33 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 15h43

Com o tema “A política urbana em xeque”, o 10º Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico começou nesta terça-feira (22), no Cuica no Câmpus da UFT em Palmas. A proposta é discutir as interfaces do direito urbanístico e quais as diversas mudanças que estão ocorrendo em relação à política urbana no último período. O evento segue até quinta-feira (24).

O painel de abertura trouxe ao debate o "Processo de desdemocratização brasileiro e os impactos ao direito à cidade". A diretora-geral do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Betânia Alfonsin, pontuou que o Congresso pretende discutir coletivamente como sair da crise que ataca as bases da política urbana e a reflexão sobre os obstáculos a serem enfrentados e quais as estratégias para isso.

Qual o contexto do direito à cidade no Brasil?

A defensora pública estadual, Carina Vieira, afirmou que ter teto não deveria ser ter qualquer teto. “Existe o princípio da economicidade. Na prática, as pessoas moram longe não apenas das opções de lazer e cultura, como também das oportunidades de emprego”.

Betânia Alfonsin acrescentou que fatos recentes levaram a política urbana em cheque, no que ela chamou de desdemocratização e a descaracterização da política urbana. Houve críticas a alterações feitas na legislação que não atendem à população que mais precisa.

O defensor público do Estado do Paraná, Thiago Hoshino, que integra o Observatório das Metrópoles, questionou: “quando se fala em desdemocratização, a gente acredita que houve democratização ampla de fato? Será que nas favelas havia muito mais direitos em algum momento?”.

A arquiteta Mônica Benício, ativista dos Direitos Humanos, perdeu sua companheira Marielle Franco de forma violenta no Rio de Janeiro em 2018, e dedicou sua fala ao tema violência e direito à cidade: “Qual a relação entre a violência que o estado produz e que nós produzimos? A cidade será para quem? A quem vai servir o direito à cidade e a segurança pública?”.

Mônica ainda provocou as pessoas a se posicionarem: “o que vocês vão fazer?”. Ela defende uma combinação da contribuição de quem detém o conhecimento técnico associada às populações que devem ser atendidas pelas políticas públicas.

O pesquisador em urbanismo do Lincoln Institute of Land Policy (Cambridge MA, EUA), Edésio Fernandes, reforçou a necessidade do remonte de políticas urbanas, mas também apontou a necessidade de autocrítica. “Se a lógica de condomínio e modelos como o programa ‘Minha casa, Minha vida’ se impuseram, também foi porque falhamos em não ter proposto algo melhor”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página