Página inicial > Últimas Notícias > Sicteg se consolida como maior evento de ciência do Tocantins
GURUPI

Sicteg se consolida como maior evento de ciência do Tocantins

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h24 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 17h48

Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, durante abertura da 5ª Sicteg (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, durante abertura da 5ª Sicteg (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)

O maior evento de ciência e tecnologia do Tocantins teve início nesta quarta-feira (9), em Gurupi. A 5ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) segue até 11 de outubro, no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o tema "Bioeconomia: Diversidades e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento gratuito apresenta o que seus pesquisadores têm desenvolvido e é coordenado pelo Programa Inova Gurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi;  conta  também com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae.

Autoridades e abertura

A abertura oficial teve a presença de autoridades das diversas instituições envolvidas na realização do Sicteg e responsáveis pela produção de ciência e tecnologia no Tocantins. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, destacou que o Sicteg é fruto de trabalho coletivo e a cada ano se consolida como o principal evento de ciências e inovação. "É isso o que a gente faz dentro das universidades. Esse é o reconhecimento do esforço que fazem professores, técnico-administrativos e alunos contribuirem para o desenvolvimento não só de Gurupi e do Tocantins, como também do Brasil e do mundo".

Representante do Ministério de Ciências e Tecnologia, o coordenador-geral de Popularização da Ciência, Ivo Leite, ficou impressionado com a união das instituições para a realização do evento. "Isso só acontece em um lugar que quer crescer".

O diretor do câmpus da UFT em Gurupi, Rodrigo Tavares, explicou a importância do evento que tem uma expectativa de 30 mil visitantes. "A gente tem uma pesquisa extremamente forte e pujante. Nesse evento a gente pode mostrar isso para a sociedade".

Representando o prefeito de Gurupi, o secretário municipal de Ciências e Tecnologia, Domingos Tavares, citou a Coréia do Sul como exemplo de transformação pela educação. "Estamos no caminho certo. Ao investir em conhecimento e cérebro, a sociedade vai ter o que precisa para se desenvolver".

O diretor da área de Educação a Distância do IFTO, Madson Teles de Souza, exaltou a parceria como fantástica. "É um ganho muito grande para região o letramento científico. É muito bom participar desse projeto e mostrar que a educação traz mudanças e desperta para o crescimento". O reitor da Unitins, Augusto Rezende, esteve presente porque pela primeira vez o governo estadual também é um dos apoiadores do Sicteg. "Estamos pleiteando participar como instituição parceira no ano que vem. Assim serão quatro instituições de ensino superior envolvidas nesse grande evento".

Além do governo estadual ter feito investimento na estrutura do evento, o presidente da Fapt, Márcio da Silveira, anunciou durante a abertura o lançamento de três editais. "São 100 bolsas de produtividade no valor de R$ 1 mil, bolsas de tradução e recursos para a realização de eventos como esse".

Participaram ainda da mesa de abertura a vice-diretora do câmpus da UFT em Gurupi, Priscila Bezerra; a reitora da Unirg, Sara Falcão de Sousa; o diretor do Câmpus do IFTO em Gurupi, Marcelo Terra; além dos representantes da BRK Ambiental e Sebrae.

Homenagem

Ao fim do evento, a ex-reitora da Unirg, Lady Sakai, foi homenageada pelo período em que esteve a frente do Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi.

marcador(es): Gurupi,Home,Sicteg