Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o sistema de monitoramento de qualidade da água feito através da internet das coisas
inovação tecnológica

Por Daniel dos Santos| Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 12h04 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 09h38

Entre as 20 tecnologias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) apresentadas na segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, de 1 a 5 de outubro, a internet das coisas (IoT) está presente com dois produtos. Um deles é o sistema de monitoramento da qualidade da água.

Internet das coisas (em inglês: Internet of Things, IoT) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.

Monitoramento de qualidade da água

Os pesquisadores Wilmar Borges Leal Junior e Humberto Xavier de Araujo, do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas, explicam que o projeto deles tem por objetivo o desenvolvimento de uma solução integrada, multiparâmetro para monitoramento da qualidade da água, utilizando o conceito de internet das coisas – IoT.

O sistema integrado de monitoramento da qualidade da água para apoio e suporte à decisão será implantado e utilizado no Instituto Federal do Tocantins, no Câmpus de Dianópolis-TO, e tem como propósito de auxiliar professores e pesquisadores da área de Engenharia Agronômica, no monitoramento automático da qualidade da água com aplicação inicial no sistema de hidroponia.

“Esse novo paradigma de desenvolvimento nos permite integrar sensores de baixo custo a sistemas embarcados, criando assim um agrupamento de objetos físicos interconectados, incorporados à eletrônica, software, sensores e conectividade de rede”, detalha Wilmar.

A implementação tem como objetivo analisar a viabilidade no desenvolvimento de um sistema de baixo custo para monitoramento da qualidade da água para apoio ao controle e tomada de decisão para suporte primariamente ao pesquisador na coleta automática e análise dos dados.

Unitec

O evento reúne instituições de ensino superior de Palmas que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa aproximar a academia e as pesquisas e trabalhos acadêmicos produzidos dos setores produtivos (industriais, de serviços e comerciais). A II Unitec integra o Arena do Conhecimento, organizado pelo Sebrae, que ocorre no mesmo período. Além da UFT, participam da Unitec a Universidade do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal (IFTO) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

marcador(es): Palmas,Home,PPGMCS,NIT,Unitec 2019