Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Serviço inovador em análises químicas de água e outras matrizes ambientais será apresentado no II Unitec
Início do conteúdo da página
UNITEC 2019

Serviço inovador em análises químicas de água e outras matrizes ambientais será apresentado no II Unitec

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 17h49 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 11h36

 Foto: Divulgação

Selo UnitecDurante a segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec) que ocorre de 1 a 5 de outubro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, o Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (Lapeq) da UFT apresentará um serviço inovador em análises químicas de água e outras matrizes ambientais por meio de técnicas avançadas de análises físico-químicas e microbiológicas.

De acordo com o coordenado do Laboratório, Emerson Adriano Guarda, o Tocantins e região sofrem com a falta de um laboratório de análises desse tipo. “Órgãos reguladores, empresas e pesquisadores em geral, muitas vezes têm que enviar suas amostras para serem analisadas em laboratórios de outras regiões, o que impacta os custos e o tempo de resposta. O Lapeq vem preencher este nicho de mercado Estado, facilitando essas respostas e diminuindo o custo analítico”, explica.

Conheça um pouco mais sobre a Lapeq

O Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis foi criado em 2016 com o intuito de unir pesquisadores na área de química do Câmpus de Palmas da UFT. Desde sua criação, desenvolve pesquisas em diversas áreas da química aplicada, química ambiental, química de alimentos, química de biocombustíveis e materiais, sempre tendo como foco a busca por produtos e processos inovadores que possam ser aplicados no desenvolvimento sustentável do estado.

Na linha de desenvolvimento de produtos, o Lapeq já possui duas patentes depositadas, sendo uma em parceria com uma empresa do Tocantins. Dentre os produtos desenvolvidos, estão adsorventes naturais, como carvões ativados, floculantes, coagulantes e outros produtos para tratamento de águas e efluentes, sempre com foco na eficiência e no baixo impacto ambiental. Como destaque, o Lapeq tem o gel contendo quitosana (Natufluc) que pode agir como coagulante e floculante no tratamento de água, águas residuais industriais, esgotos ou de lamas e lodos.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Lapeq
Fim do conteúdo da página