Página inicial > Últimas Notícias > Palestra no HDT-UFT com tema “Se tem vida, tem jeito!” reforça a prevenção ao suicídio
SETEMBRO AMARELO

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h58 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h58

Foto: Daianni Parreira / HDT-UFTNa manhã dessa quinta-feira (26), colaboradores e estudantes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) se reuniram no Hall da Ala B para dialogarem sobre o tema “Se tem vida, tem jeito. Precisamos falar sobre o suicídio”, com a psicóloga convidada Nayana Brunio de Aguiar. A unidade de saúde fica no município de Araguaína (TO), oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação foi promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), motivada pela campanha “Setembro Amarelo”, do Centro de Valorização da Vida, que busca trazer a temática para a sociedade desde 2015. A intenção foi atuar de forma preventiva, levando informações importantes de como agir em situações em que haja indicativo ao suicídio e também uma forma de incentivar a saúde mental dos colaboradores, propiciada pela aproximação das pessoas na instituição.

A psicóloga explica que é necessário disseminar a cultura de falar sobre o suicídio. “Se tem vida tem jeito, procure ajuda, tem os Centros de Atenção Psicossociais (Caps), e tem o telefone 188 que oferta apoio emocional e sigiloso em todos os estados brasileiros. Se você percebeu algum sinal em alguém, o ideal é não criar uma postura de julgamento, mas de escuta e acolhimento, buscar um profissional e não deixar essa pessoa sozinha em hipótese nenhuma”, disse concluindo que ficou bastante contente com a concentração e interesse dos participantes.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT