Página inicial > Últimas Notícias > Apresentações de trabalhos movimentam o VI Siepe em Palmas
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Apresentações de trabalhos movimentam o VI Siepe em Palmas

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h21 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 10h47

Tiveram início na manhã desta terça-feira (24), as apresentações dos projetos de extensão no VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). O evento segue com a mostra de trabalhos realizados entre agosto de 2018 e julho de 2019, pelos programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Monitoria (Pim), Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex).

Na manhã desta quarta (25), será a presentação do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional: Uma atividade de campo, com a exposição de dois trabalhos mostrando a avaliação feita por participantes do roteiro, e apresentando um vídeo inédito com a inserção das músicas Frevo do Cabaçaco e Frevo da Boiuna, de artistas regionais, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para o estudante de Geografia, monitor voluntário do Roteiro Geo-turístico, Pablo Amaury, "a tradução e reestruturação das músicas são importantes para a comunidade surda da cidade, como forma de envolvê-los à comunidade ouvinte, já que as diferenças e incompreensões linguísticas podem tornar limitado o entendimento e a convivência entre ambos, envolvendo-os também nos processos de educação patrimonial que também é objetivo do Roteiro. É necessária a difusão da Libras entre os ouvintes", explica.

As apresentações ocorrem no Bloco B, sala 12, Câmpus de Palmas, a partir das 8h.

O Siepe ocorre em Palmas, 23 a 26 de setembro; em Gurupi, de 09 a 11 de outubro; e em Araguaína de 21 a 25 de outubro. Esta edição abrange estudantes e professores dos câmpus de Arraias, Miracema, Palmas e Porto Nacional.

Confira, abaixo, o vídeo da apresentação das músicas Frevo do Cabaçaco e Frevo da Boiúna