Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão em Educação Ambiental como Prática Sustentável dá início às atividades
DIANÓPOLIS

Por Bárbara Maciel (Proex) | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 17h01 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 10h29

Tiveram início as atividades relacionadas ao projeto de extensão “Educação Ambiental como Prática Sustentável da Comunidade”, vinculado ao curso de Engenharia Florestal do Câmpus da UFT em Gurupi. A ação é uma das onze propostas que foram contempladas no edital de Auxílio Financeiro a Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O objetivo geral é  implementar ações e atividades de educação ambiental, como espaço educador e integrador, nas microrregiões tocantinenses de Dianópolis e Rio da Conceição.

As atividades serão realizadas com os alunos de ensino médio (Rio da Conceição) e ensino superior (Instituto Federal do Tocantins - Câmpus de Dianópolis), de forma a potencializar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas curriculares. Neste caso, serão trabalhados conteúdos com os temas: água, queimadas, resíduos sólidos e energia. Além de promover dinâmicas de grupo, oficinas ambientais e uma trilha ecológica educativa.

A professora coordenadora do projeto, Maria Cristina Bueno Coelho, destacou na proposta que o projeto intenta fomentar “uma educação ambiental crítica, proporcionando aos sujeitos uma apropriação de conhecimentos capazes de gerar ações. Tendo como perspectiva a educação ambiental como mudança de condutas, envolvendo o meio natural, cultural, político e social da microrregião.”

Foram realizadas duas reuniões - uma com o grupo local, dia 29 de agosto; e outra em Dianópolis, dia 6 de setembro, para reestruturar o calendário e organizar as oficinas e ações que serão desenvolvidas no período de 17 a 19 de outubro.

Já foram realizadas duas reuniões para reestruturar calendário e organizar oficinas (Fotos: Divulgação)Já foram realizadas duas reuniões para reestruturar calendário e organizar oficinas (Fotos: Divulgação)