Página inicial > Últimas Notícias > UFT e SSP firmam termo de cooperação técnica em atividades de ensino, pesquisa e extensão
PARCERIA

Por Cláudia Santos (SSP/TO) e Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h42 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h46

Nelsiane, Bovolato, Sampaio, Pimenta e Georgiana (e p/ d) após a assinatura do Termo de Cooperação (Foto: Valney Valdevino / RP-UFT)Nelsiane, Bovolato, Sampaio, Pimenta e Georgiana (e p/ d) após a assinatura do Termo de Cooperação (Foto: Valney Valdevino / RP-UFT)

Com o fim de fomentar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO) firmaram na manhã desta sexta-feira (6) um acordo de cooperação técnica nas áreas de medicina legal, anatomia humana, assistência psicossocial, patologia geral e anatomias humana e patológica. O termo foi assinado pelo reitor Luís Eduardo Bovolato e pelo secretário Cristiano Sampaio.

De acordo com o documento, a cooperação prevê aperfeiçoamento técnico-científico, com capacitação dos profissionais; destinação de cadáveres não reclamados, junto às autoridades públicas, para fins de ensino e pesquisa científicas (conforme a Lei nº 8.501/1992); e também a cessão de espaço físico para a instalação do Núcleo Especializado de Analíse Forense do Instituto de Criminalística.

Bovolato diz que a cooperação é muito importante para as duas partes. "Isso aproxima a UFT e a Secretaria de Segurança Pública, possibilitando o desenvolvimento de perícias e investigações científicas mais robustas. Aplicando todo o know-how e o aparelhamento de laboratórios que a Universidade dispõe e promovendo uma interação com os profissionais da Secretaria", disse. O reitor entende, ainda, que a parceria abre um campo de pesquisa imenso, tanto para a UFT quando para a Secretaria, com a possibilidade de participação de alunos de pós-graduação, nas diferentes frentes em que a Secretaria da Segurança Pública atua.

O secretário Sampaio também ressaltou a oportunidade de fortalecimento das parcerias entre as instituições. “É um ambiente que favorece uma constante atualização dos policiais envolvidos na atividade fim. E ao mesmo tempo permite que a Universidade se sirva também dessa prática diária. E a junção da teoria e da prática, é um ganho, decorrendo em pessoas mais capacitadas para prestarem serviço à sociedade”, afirmou.

Pesquisa e maior precisão

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, professor Raphael Sanzio Pimenta; a superintendente da Polícia Científica, Nelsiane Martins Parente Azevedo; a diretora do Instituto de Medicina Legal (IML), Georgiana Ferreira Ramos; e a supervisora do IML, Jany Sant'Ana Martins.

Nelsiane disse que o acordo vai permitir a execução de projetos para as áreas do IML e da Perícia Criminal, levando a perícia oficail para dentro da Universidade, aproveitando o âmbito da pesquisa. “Uma vez que a ciência e tecnologia são pilares da perícia forense. E isso permite a produção de laudos mais precisos”, considerou a superintendente.

Georgiana enfatizou os interesses comuns das duas instituições em relação ao desenvolvimento do ensino e pesquisa científica. “A importância desse termo ampliará os conhecimentos técnicos científicos na área de medicina legal e da assistência psicossocial, em que equipamentos, serviços e técnicas serão compartilhados”, disse.

Pimenta, por sua vez, frisou que o termo será positivo para as duas instituições. "Vai fortalecer a Universidade através da oferta do ambiente de estágios e para pesquisas para estudantes e professores junto à SSP e, para eles, a atuação da comunidade acadêmica (discentes e professores) com pesquisas e o compartilhamento de novas metodologias, além do provimento de cursos de formação para os servidores estaduais, aumentando assim a colaboração mútua entre as instituições".

marcador(es): Reitoria,Home