Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão Mídia, Cultura e Imagem dá início às atividades
PROEX

Projeto de Extensão Mídia, Cultura e Imagem dá início às atividades

Por Bárbara Maciel (Proex) | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 15h08 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 16h27

Oficina Podcast Canto das Artes (Foto: Divulgacao)

Tiveram início as atividades relacionadas à ações contemplados no edital de Auxílio Financeiro a Projetos de Extensão. Uma das propostas selecionadas foi o projeto Mídia, Cultura e imagem, da professora Amanda Leite, resultado do trabalho dos grupos de pesquisa Coletivo 50° - Pesquisa e Prática Fotográfica e CID – Comunicação Imagem e Diversidade, voltada para a área da comunicação. Além desse núcleo , que é composto por estudantes e professores da Universidade, o projeto conta com a parceria da Câmara Setorial do Patrimônio Cultural de Palmas e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

O projeto objetiva trabalhar os conceitos, a crítica e as práticas da imagem acerca de seu lugar narrativo na mídia, a partir de questões que envolvem a identidade e a cultura tocantinenses. Visa compreender como se dá algumas narrativas midiáticas de lugares e pessoas, especialmente quando são retratadas como símbolos do Estado ou elementos de identificação do lugar.

O trabalho inclui produção de minidocumentários sobre festas populares em municípios do estado do Tocantins, sendo eles: Araguatins, Arraias, Natividades, Palmas, Dianópolis, São Felix e Mateiros; para entender um pouco a identidade do lugar, símbolos, festejos, turismo, além de ofertar oficinas sobre redes sociais, podcast e mídias diversas, para promover as ações da comunidade a partir da comunicação.

Para a professora e coordenadora do Projeto, Amanda Leite: “Essa troca de saberes favorece que aprendamos bastante com os membros da comunidade, a partir do que eles já vêm executando; e que a gente também possa levar algum conhecimento novo, do nosso grupo, para promover essa formação e continuar produzindo material de divulgação, seja para escola, para ONGs, para o próprio lugar onde acontece os festejos, ou  para a área do turismo”.

A primeira oficina realizada foi a de Podcast. Ocorreu no Canto das Artes, em Taquaruçu. Abordou sobre como fazer rádio e podcast; elaborar conteúdo de rádio em ambiente que possa ser acessado a qualquer momento, como forma de oferecer aos jovens uma oportunidade de aprender a produzir conteúdo. O Coletivo já fez a captação de imagens sobre as Festas Juninas que ocorrem em Palmas, por meio de entrevistas com os figurinistas que atuam na cidade, com o Arraía da Capital.

Além da realização de oficinas, o projeto também promoverá minicursos, palestras, apresentações artístico-culturais e criar um banco de memória para fins didáticos e de pesquisa, com a chancela da UFT. O projeto visa, ainda, os seguintes produtos finais: a produção de um livro no formato e-book; a realização de curtas-metragens sobre festas populares; desenvolvimento das cidades pelo turismo; a questão da cultura; as oficinas de formação via escolas e ONGs e a publicação de artigos científicos em periódicos com Qualis.

Confira mais fotos da oficina aqui.

Para acompanhar o projeto acesse o Instagram @coletivo50graus ou o perfil no Behance /coletivo50graus.

marcador(es): Proex,Extensão,Home