Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Um livro além das “flores violentas que crescem no deserto"
Início do conteúdo da página
LITERATURA

Um livro além das “flores violentas que crescem no deserto"

Por Paulo Aires | Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 14h05 | Última atualização em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 08h42

Livro Além da Leitura: cartografias de leitura e escrita (Foto: Divulgação)Da vasta herança que nos firmou Antônio Cândido: “A literatura é o sonho acordado das civilizações.” Esta declaração imanente à condição humana, cujo sentido maior resiste à usura do tempo, ganha fôlego e assinala sua atemporalidade em realizações importantes como a produção e publicação do livro “Além da Leitura: cartografias de leitura e de escrita”.

A obra, em formato e-book, tecido por mãos coletivas, sob organização dos professores do Colegiado de Letras, Câmpus de Araguaína, Unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eliane Testa e João de Deus Leite, será lançada às 19h30 desta quinta-feira, 15 de agosto, na Biblioteca Professor Francisco Severino – UFT.

Na programação: roda de leituras, música e exposição de caricaturas que compõem o livro – obras do artista visual Ciro Gomes -, que serão doadas para a Biblioteca que sedia o lançamento. O evento contará também com a presença do poeta Thiago Ramos de França que fará um bate-papo sobre seu livro “Palmacética”.

Cartografias de leitura e de escrita

Uma obra de ampla abordagem, diversos caminhos que se confluem para a sedução da palavra, a palavra transfigurada em literatura, ficção e poesia, esse amálgama de cartas que abarca a condição humana, seus dramas, suas vivências – a imbricada teia, o labirinto, o espelho do que somos -, e seus mapas de inarredáveis indagações. A leitura como exercício de apreensão e reflexão, quando a fantasia criadora se materializa na percepção do mundo e do outro.

Lima Barreto, por Ciro Gonçalves (Imagem: Divulgação)Lima Barreto, por Ciro Gonçalves (Imagem: Divulgação)Um mosaico de mapas, a travessia de mais de 200 páginas, a voz de professores e alunos, leitores inoculados pela febre da literatura, como se os olhos incandescidos pela luz de Caravaggio: o livro oferece uma viagem que abarca a importância do local da literatura; o ensino de leitura nas escolas; sobre leitura e escrita poética (onde irrompem as violentas flores que crescem no deserto); além da leitura, compartilhamento de leitores; itinerários de um grupo de leitura; a poesia de cordel.

Entre incursões teóricas e relatos de experiências de leitura, a publicação apresenta os autores abordados: Clarice, Machado, Aloísio de Azevedo, Saramago, Raquel Palácio, Rachel de Queiroz, Lima Barreto, JJLeando e Guimarães Rosa. E para ilustrar essa trajetória, o traço inconfundível do caricaturista Ciro Gonçalves e imagens fotográficas.

A voz das letras e do traço

Lia Testa é uma das organizadoras da obra (Foto: Divulgação)Lia Testa é uma das organizadoras da obra (Foto: Divulgação)“Fazer parte de um projeto de leitura literária, torna a literatura mais viva, dinâmica, e um instrumento potente de trocas em múltiplas dimensões. Além disso, a importância de se ocupar vários espaços da cidade com a literatura, é uma resistência e uma demanda de urgência, mediante a crise de leitura literária não só aqui nesta região, no norte do Brasil, mas em todo o território nacional”, assegura a professora e poeta Eliane Testa, organizadora da obra.

Para Eliane, no contexto atual, estamos diante de uma crise de leitura literária: “Nós não podemos nos deixar render por discursos que querem inviabilizar ou apagar a literatura do nosso cotidiano, das nossas universidades, das nossas escolas. Então, realizar um projeto desse é contribuir pelo menos com uma parcela desse resgate, dessa valorização e resistência em defesa da leitura literária no nosso mundo”, enfatiza.

João de Deus também é um dos organizadores do livro (Foto: Divulgação)João de Deus também é um dos organizadores do livro (Foto: Divulgação)Já o professor e também organizador da obra, João de Deus Leite, pontua que o projeto “Além da Leitura” surgiu da iniciativa de um grupo de acadêmicos do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus de Araguaína – Unidade Cimba, e da enorme paixão nutrida por eles pela literatura; mais ainda por acreditarem que a literatura é um bem imprescindível à vida do humana.

João de Deus acrescenta que “entre as ações efetivadas, podemos citar, por exemplo, a criação do Blog Clube Além da Leitura. Nessa plataforma, apresentamos parte das nossas reflexões e os principais pontos explanados das obras literárias lidas.”

O autor das caricaturas dos autores estudados, Ciro Gonçalves, declara: “Foi um prazer participar dessa obra. Assim como o título sugere, também gosto de ir além da leitura. Minha forma de ir além, contribuindo com as cartografias de leitura e de escrita, foi ilustrando os autores, nomes e rostos que orientam o passeio pelos livros debatidos, refletidos, e, principalmente, lidos.”

Ciro Gonçalves é autor das caricaturas no livro (Foto: Divulgação)Ciro Gonçalves é autor das caricaturas no livro (Foto: Divulgação)Com prefácio e posfácio assinados pelos professores Janete Santos e Wagner Merije, respectivamente, eis um livro necessário, fruto de leituras tantas, diálogos, embates. Desprendida âncora de um barco em águas plurais – assim é a leitura literária. Assim é o resultado de um projeto que dá certo. Neste caso, a jornada se chama “Além da Leitura: cartografias de leitura e de escrita”.

Acessar o livro:

https://www.editorafi.org/605leitura

 Minibio dos autores:

Eliane Testa - Professora de Literatura da UFT/Câmpus de Araguaína, partilha da ideia de Joseph Brodsky de que a literatura é um “extraordinário acelerador da consciência”. Doutora em Comunicação e Semiótica, é Mestre em Letras. Tem trabalhos publicados em revistas acadêmicas e literárias, participa de antologias poéticas e é autora dos livros de poesia “guizos da carne: pelos decibéis do corpo” (Poesia Menor/SP, 2014); “sanguínea até os dentes” (Patuá/SP, 2017) e compõe o volume “Feminismos, artes e direitos das humanas” (Tirant lo blanch/SC, 2018). Participou do Circuito "Arte da Palavra" (SESC/TO - 2018) e está participando no programa de residência artística "Confluências" (SESC/TO - 2019-2020).

João de Deus Leite - Graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros; é mestre e doutor pela Universidade Federal de Uberlândia; professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Araguaína/Tocantins (2018-2019). Tem trabalhado com as seguintes temáticas: discursividades pedagógicas sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em diferentes situações discursivas, identidade/identificação de diferentes grupos vulneráveis. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS). Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro.

Ciro Gonçalves - Quadrinista, ilustrador, caricaturista, artista plástico, escritor e poeta. Nasceu em São Luís (MA) e cresceu na capital do Tocantins, Palmas. Publicou o livro de poesias e minicontos Formiga formiga formiga e mais formigamentos (2014) e o álbum de quadrinhos A passeio (2015). Em 2016, participou da coletânea nacional de autores Quebras, realizada por Marcelino Freire e Jorge Ialanji. Criou o coletivo de artistas tocantinenses Os Cabrones, onde publicavam o fanzine Nonada. É graduado em Jornalismo e Direito. Tem uma extensa carreira como ilustrador e artista visual.

 

Para conhecer o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), acesse: https://ww2.uft.edu.br/ppgl.

registrado em:
Fim do conteúdo da página