Página inicial > Últimas Notícias > Sou calouro! Cheguei na UFT, e agora?
COMUNIDADE ACADÊMICA

Sou calouro! Cheguei na UFT, e agora?

Por Thuany Gonçalves, Vinícius Venâncio, Rosiene Cardozo/Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h03 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 09h19

Calouro, seja bem-vindo à Universidade Federal do Tocantins (UFT)!

Aqui será a sua nova casa nos próximos anos. É um momento que vai acrescentar muito na sua vida pessoal e profissional. Então, é importante que você se adapte e conheça, além do ensino, as possibilidades que a Universidade oferece a você!

Para começar, é importante lembrar a localização dos sete câmpus da UFT, distribuídos nos municípios de Tocantinópolis, Araguaína, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Arraias.

A UFT também conta com seis Pró-Reitorias, dentre elas, três são de atividades finalísticas, voltadas aos estudantes:

Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad): Coordena, fiscaliza, supervisiona e dirige as atividades administrativas da UFT, além de zelar pela execução financeira orçamentária. Saiba mais aqui.

Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap): Elabora, coordena, gerencia, acompanha e avalia as atividades de planejamento e orçamento da Universidade. Mais informações aqui.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq): Sua missão é apoiar os processos inerentes à pesquisa e à pós-graduação, objetivando proporcionar a produção do conhecimento científico como base indutora das problemáticas regionais, em especial daquelas voltadas para a Amazônia, sem, contudo, a perda do caráter universal do conhecimento. Você pode aproveitar e solicitar participação em algum programa de iniciação cientifica. São diversas as possibilidades no campo da pesquisa. Ficou curioso? Você pode obter mais informações aqui.

Conheça, logo abaixo, as Pró-Reitorias de atividades finalísticas:

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest): Apoia o estudante nas suas diversas demandas, promove a sua interação no meio acadêmico e viabiliza a sua permanência por meio de ações vinculadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a Proest é responsável por gerir os programas de auxílio permanência, saúde, moradia e alimentação. Para conhecer os Programas de Auxílio Estudantil, clique aqui.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd): Sua principal meta é a busca pela excelência no ensino superior, além de realizar o acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos nos sete câmpus da UFT, com apoio às coordenações dos cursos, secretarias acadêmicas, docentes e discentes. Clique aqui e saiba mais.

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex): Proporciona condições para que a comunidade tenha acesso às informações científicas, tecnológicas e culturais, cooperando com a construção de novos conhecimentos e a integração da Universidade com a sociedade em geral. Leia mais.

Você também precisa saber que há um espaço para acessar documentos, relatórios, horários das disciplinas, notas, avisos e, ainda, solicitar processos como matrículas e ajustes de matrículas. Essas ações podem ser conferidas no portal do aluno. Para você ter acesso, basta colocar o login e a senha que você criou para ter acesso ao e-mail institucional.

E tem mais: caso você precise de um estágio, a Central de Estágios pode te orientar sobre como conseguir uma vaga para o seu curso. Cada câmpus possui a sua central. Diariamente as vagas são atualizadas e quem sabe uma dessas pode ser sua!

Calouros

“Com medo e muito ansiosa”, disse a estudante Marina Mota, ao explicar seu sentimento com a proximidade do início do semestre 2019/2. “É um curso que eu queria muito, mesmo reconhecendo algumas dificuldades que vou ter devido aos cálculos”, conta Marina.

A nova universitária encontrou na UFT uma oportunidade de realizar o sonho de cursar Engenharia Ambiental, no Câmpus de Palmas. “Escolhi a UFT por ser uma universidade pública e eu poderia fazer o curso que queria, sem contar com as oportunidades que vou ter em ingressar em uma instituição federal”, relatou.

"Escolhi a UFT, porque a minha vontade sempre foi estudar em uma universidade que se destaca no ensino"

A caloura do curso de Pedagogia, Vivian Gualberto, Câmpus de Arraias, relata por que escolheu a UFT como instituição. “A minha vontade sempre foi estudar em uma universidade que se destaca no ensino. Quero ser uma profissional com boa formação, e a universidade tem papel fundamental nisso”.

A estudante relata ainda quais são suas expectativas para a nova fase da vida: “Espero sanar todas as minhas dúvidas e dificuldades e me sentir integrada ali. Imagino e creio que vou entrar esperando algo novo e original e sairei com uma bagagem que eu nem imaginava."

Bibliotecas

As Bibliotecas da UFT possuem um sistema de pesquisa em seu amplo acervo,  oferece empréstimos de livros aos alunos desde que eles tenham a carteirinha de usuário do Sisbib (Sistema de Bibliotecas). Os usuários recebem a primeira via da carteirinha gratuitamente após participarem de treinamento sobre o uso do sistema, que é realizado nas bibliotecas, mediante agendamento.

O treinamento serve como uma orientação para os usuários e tira dúvidas sobre os serviços oferecidos, os setores dentro da biblioteca, os direitos e deveres, e outros questionamentos sobre as bibliotecas. Para o treinamento o estudante, professor ou técnico precisa levar uma foto 3/4. Cada treinamento tem cerca de 30 minutos.

2019/2

As aulas retornam em todos os câmpus, nesta segunda-feira (12). Desejamos a todos, calouros e veteranos, um excelente e produtivo semestre!