Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Produtora rural divide atividades no campo com marido
Início do conteúdo da página
direitos humanos em pauta

Produtora rural divide atividades no campo com marido

Por Amanda Oliveira e Shelen Assakawa | Supervisão: Profª Lúcia Helena Mendes | Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 09h39 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 09h39

"Queremos trabalhar juntos até o fim"

 Hoje vamos conhecer um pouquinho da história de Ivana Rocha Crisóstomo, uma das várias produtoras rurais do nosso Tocantins. Ela se aposentou tem um tempinho e soma 68 anos de muita vivência e experiência. Dona Ivana trabalha em uma horta comunitária com o esposo e dividem as responsabilidades.

O trabalho em conjunto além de ser complemento da renda, é compromisso diário com o campo e as pessoas. O casal interage por boa parte do dia com os clientes que já viraram amigos, além dos conhecidos que também trabalham no projeto de horta na quadra 1106 Sul, em Palmas.

A produtora rural fala do sentimento de pertencer a algo importante, ao se fazer útil no cultivo e venda de hortaliças. Ela conta que ver o resultado no verde que cresce é sem descrição. Além de ser uma verdadeira terapia, pois de acordo com o casal, a atividade auxilia no descanso da mente.

Confira um pedacinho da conversa que tivemos:

Amanda Oliveira – Dona Ivana há quanto tempo a senhora atua com essa atividade de horta?
Ivana – Acho que oito a 9 anos.
Amanda Oliveira – Mesmo com a aposentadoria mensal, você escolhe continuar trabalhando?
Ivana – É que o dinheiro da aposentadoria é pra ajudar. E a horta é para completar a renda, além da interatividade com os amigos. Eu sempre digo que sou aposentada mas não quero morrer sentada.
Amanda Oliveira - A senhora ajuda a família com a renda extraída da horta?
Ivana – Ajudo com os produtos, todos se alimentam daqui.
Amanda Oliveira – Seu marido concorda que você trabalhe no campo?
Ivana – Nós trabalhamos juntos, e falamos sempre que não vamos morrer sentados, queremos trabalhar juntos até o fim.
Amanda Oliveira – Você acha que o Governo pode ajudar de alguma forma? Poderiam contribuir para que as mulheres quando aposentam, possam continuar trabalhando?
Ivana – Arrumando mais atividades para todas, porque as mulheres que não tem o que fazer, acabam fazendo crochê, bordado, e se viram com o que sabe.
Amanda Oliveira – Você acha que é importante a mulher trabalhar?  Você orienta seus filhos, netos e bisneto sobre a importância de trabalhar?
Ivana – Sim, eu tenho 6 filhos, 12 netos e 1 bisneta, meus seis filhos, eu criei trabalhando na roça, fazendo cerca e outros serviços. Agora não pode trabalhar porque a lei não permite. Mas eu ensino, e oriento.

 

registrado em:
marcador(es): Direitos Humanos
Assunto(s): #direitoshumanos
Fim do conteúdo da página