Página inicial > Últimas Notícias > Reunião discute nova fase do Sistema de Gestão de Alto Nível na Bacia do Rio Formoso
Recursos Hídricos

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 15h52 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 19h01

Com o objetivo de discutir sobre a nova fase do projeto de Sistema de Gestão de Alto Nível dos recursos hídricos da bacia do Rio Formoso, ocorreu na tarde desta terça-feira (2), uma reunião entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Naturatins e o juiz da comarca de Cristalândia, Wellington Magalhães. O objetivo da reunião foi tratar dessa nova fase do Sistema que se encontra na parte de revisão das outorgas.

A atuação do Sistema de Gestão de Alto Nível dos recursos hídricos da bacia do Rio Formoso junto às propriedades rurais passaram por três fases até o momento: diagnóstico, demanda e monitoramento. “Agora precisamos avançar com o trabalho de revisão das outorgas, por isso a importância da reunião, além de concluir o convênio entre a Naturatins e a UFT para que nós possamos dar prosseguimento ao projeto de gestão dos recursos hídricos. O próximo passo será a certificação das propriedades”, explica Magalhães.

Saiba Mais

O Sistema de Gestão de Alto Nível consiste no monitoramento em tempo real das vazões e captação de água em barramentos ou cursos d’água, permitindo assim uma produção agrícola com menor dano ao meio ambiente. Atualmente, ele está implantado na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, região sudoeste do Estado. O sistema funciona com a implantação de um medidor de vazão ultrassônico nas tubulações que captam a água por meio de bombas hidráulicas. Os dados são coletados por um transmissor e ficam disponíveis na internet, pelo link do Instituto de Atenção às Cidades (IAC)  no endereço www.iacuft.org.br, podendo ser acessado por qualquer usuário.