Página inicial > Últimas Notícias > Plano de ações do Programa UFT Social é discutido em reunião com instituições parceiras
Desenvolvimento

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 17h42 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 17h49

Com o objetivo principal de alinhar as ações que serão desenvolvidas dentro do Programa “UFT Social”, ocorreu, na tarde desta sexta-feira (7), uma reunião de trabalho junto com as instituições parceiras do projeto.

Essas ações fazem parte da elaboração e implantação do plano de desenvolvimento regional para quatro microrregiões do Tocantins: Bico do Papagaio, Pedro Afonso, Jalapão e Sudeste do Estado. Segundo a vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, essas microrregiões foram elencadas porque constituem o que denomina de ‘corredor da miséria do Tocantins’, formado por 66 municípios que possuem indicadores sociais, como saúde e educação, por exemplo, bem insipientes.

De acordo com a senadora Kátia Abreu, que é uma das responsáveis na busca de recursos para o desenvolvimento das ações nos municípios, “é importante definir o que é essencial para desenvolvermos, pois devemos organizar os custos e ir à busca de recursos financeiros com instituições parceiras e de emendas para a implantação dessas ações”, ressalta.

O Plano atual possui quatro eixos que são Governança, Infraestrutura, Inovação e Tecnologia, e Econômico e Social, divididos em nove dimensões e 36 ações.

As instituições parceiras junto com a UFT são: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade do Tocantins (Unitins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e Senado Federal.

Já as instituições financeiras são Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Banco da Amazônia (Basa) e Cooperativo OCB/TO.

marcador(es): Home,PPGDR,Vice-reitoria