Página inicial > Últimas Notícias > Internato Rural de Medicina encerra semestre em que 12 municípios do interior foram atendidos
Ensino e Extensão

Por Daniel dos Santos Coelho Silva | Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 12h44 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 12h44

Nesta sexta-feira (31), o Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu o XI Seminário do Internato Rural de Medicina. O evento marca o encerramento das atividades de estudantes de Medicina da UFT, Unirg e Itpac em municípios do interior do Tocantins neste semestre.

O Internato Rural é uma espécie de estágio obrigatório que os alunos de medicina realizam próximo ao término do curso. O estudante de Medicina pela Unirg, João Bayma, explica que essa é uma experiência prática na qual o estudante aplica o que aprendeu nos últimos quatro anos. “O aluno se torna médico efetivamente neste período. A gente aprende a tomar as condutas de forma adequada e conhece a realidade do sistema de saúde”.

Bayma acrescentou que também é importante para observar a realidade que não é a dos grandes centros. “E ainda assim ter soluções clinicamente para chegar na cura ou na prevenção para o paciente”.

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, destacou que o papel do Internato Rural é estratégico por levar o conhecimento gerado na universidade para a sociedade. “A Itpac, Unirg e UFT são parceiras no desenvolvimento da saúde no Tocantins e fazem muito por uma população marginalizada”.

Municípios atendidos

Para a realização do internato são feitos convênios entre a universidade e os governos das cidades do interior que recebem os alunos para participarem das atividades dentro das estações de saúde com tutoria de médicos formados. Esse semestre foram atendidas as cidades de Aparecida do Rio Negro, Lajeado, São Miguel, Couto Magalhães, Darcinópolis, Maurilândia, Miranorte, Santa Rosa, São Valério, Tocantínia, Wanderlândia e Colinas.

marcador(es): Palmas,Medicina Palmas,Home