Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFT analisa a preservação cultural e sua contribuição para a sociedade
PPGCOM PESQUISA

Por Gabriela Melo (PPGCom) | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 09h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h14

Marcus Elicius é mestrando pela UFT (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)Marcus Elicius é mestrando pela UFT (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)A pesquisa intitulada “A imagem fotográfica como ponto de memória e preservação da tradição do bumba meu boi de Juçatuba, São José de Ribamar/MA” do mestrando, Marcus Elicius, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), analisa como a imagem fotográfica pode ser um meio de construção histórica e cultural do bumba meu boi de Juçatuba.

Por meio do trabalho, será possível entender como os estudos culturais contribuem com o processo de pesquisa sobre o bumba meu boi de Juçatuba, conhecer a cultura e a importância tradição do bumba meu boi para outras comunidades e sociedade em geral.

“A escolha se deu também por motivos pessoais, uma vez que sou descendente das primeiras pessoas que ocuparam a região. Além disso, a comunidade tem sofrido a perda das suas tradições, por conta das pessoas de Juçatuba passarem boa parte do dia em São Luís trabalhando e estudando, em busca de uma vida melhor que a dos pais, deixando de lado costumes que eram passados ao longo das gerações”, destaca Elicius.

Segundo o pesquisador, as festividades tradicionais, como os festejos religiosos e o bumba meu boi tem sofrido perdas significativas de participação da comunidade e além da cultura, contribuem com o desenvolvimento regional, movimenta a economia e contribui e diversas maneiras com o local.

Ao longo do trabalho, o mestrando tem realizado uma pesquisa bibliográfica, com o levantamento materiais publicados a respeito do bumba meu boi no Brasil e Maranhão, fotografia documental, fotografia expressão, memória, tradição e cultura.

Além disso, será realizada uma pesquisa documental para a busca de informações sobre o histórico do bumba meu boi de Juçatuba. Esta etapa da pesquisa tem a importância de organizar materiais dispersos, conferindo-lhes um papel de fonte de consulta.

Bumba Meu Boi (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)