Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dispositivo eletrônico para monitoramento do consumo de água será apresentado no estande da UFT
Início do conteúdo da página
AGROTINS 2019

Dispositivo eletrônico para monitoramento do consumo de água será apresentado no estande da UFT

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h56 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 11h57

Uma das exposições que o visitante poderá encontrar no estande da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Agrotins, é a apresentação de um dispositivo eletrônico nomeado como “Simcap” que serve para monitorar e solucionar problemas de desperdício de água. O sistema é um protótipo desenvolvido pela Liga Acadêmica de Automação por Microcontroladores (Liaam) do curso de Engenharia Elétrica da UFT.

Conforme o acadêmico e presidente da Liaam, Daniel Santos Silva, o Simcap consiste em um sistema automatizado de monitoramento remoto em tempo real do consumo de água, e de um controlador de nível para reservatórios, como as caixas d’água. “O sistema irá armazenar essas informações em um banco de dados, possibilitando uma análise a médio e em longo prazo desse consumo, assim, permitirá uma detecção fácil e rápida das diversas anomalias que podem ocorrer na rede hidráulica, como exemplos, os vazamentos, ao serem detectados com a observação dos dados gerados pelo sistema, poderão ser corrigidos rapidamente, gerando uma grande economia”, explica.

“Para a Agrotins apresentaremos uma maquete, demostrando parcialmente o funcionamento do nosso sistema. Nessa maquete representaremos uma casa e o nosso sistema irá monitorar o reservatório de água dela, capturando a quantidade de água que chega nesse reservatório e controlando o nível do mesmo, não permitindo que ele transborde”, concluiu Silva.

registrado em:
marcador(es): Propesq,Pesquisa,Home,Agrotins
Fim do conteúdo da página