Página inicial > Últimas Notícias > Profnit realiza programação do Dia da Propriedade Intelectual nesta sexta-feira, 26
inovação

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 13h15 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 18h51

Nesta sexta-feira, o Mestrado em Propriedade Intelectual (Profnit/UFT) promove no Câmpus de Palmas o evento em comemoração ao Dia da Propriedade Intelectual, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFT) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Dia da Propriedade Intelectual é comemorado em 26 de abril para promover a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no encorajamento da inovação e criatividade. A data foi instituída pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

A coordenadora do NIT/UFT, Claudia Auler, explicou que o objetivo principal do NIT, além de proteger as invenções dos pesquisadores da Universidade, tem sido estreitar laços entre universidade, empresa, poder público e sociedade. “Com 29 patentes e 16 registros de software, temos feitos a sensibilização da comunidade acadêmica e participação em eventos como vitrines de apresentação do que é feito na universidade”.

O professor Ary Henrique, coordenador da fábrica de softwares, apontou que um convênio com a OAB seria interessante porque os inventores ainda têm dificuldades com a insegurança jurídica, por falta de expertise no assunto.

O representante da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB, Fernando Gomes Araújo, concordou, pois segundo ele, muitas vezes os advogados são procurados para amenizar as consequências de um problema que já ocorreu. E na verdade, os advogados deveriam ser procurados na prevenção dos problemas.

Dia Mundial da Propriedade Intelectual
PROFNIT - Ponto Focal UFT

Manhã 26/04
Mesa Redonda com Nitt's, Profnit e OAB.
Local: Bloco C - Sala 10

Tarde 26/04
Oficina: Escrita de Patentes, com prof. Marco.
Local: Bloco C - Sala 10

Noite 26/04