Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT recebe R$ 759 mil para custeio e investimento
ARAGUAÍNA

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 08h26 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 08h29

Por meio de portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (04), foram liberados para os hospitais universitários que integram a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) R$ 102,5 milhões para despesas de custeio e novos investimentos. O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) foi contemplado com o valor de R$ 759 mil.

O recurso é oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh. Custeado pelos ministérios da Educação e da Saúde, o programa destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.

O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, ressaltou o objetivo do programa.  “Somos uma rede hospitalar voltada para a assistência e para o ensino e a pesquisa. O Rehuf também segue essa linha, tanto para auxiliar na criação das condições adequadas para que os hospitais possam oferecer assistência de saúde à população, mas também para proporcionar formação qualificada a profissionais da área de saúde”.

Sobre a aplicação dos recursos no HDT-UFT

O gerente administrativo do HDT-UFT, Missael Araújo de Lima explica que valor a ser utilizado para custeio é de R$589,8 mil, e complementará contratos de serviços continuados vigentes, aquisição de medicamentos e materiais médicos hospitalares e, em novos contratos cujas licitações se encontram em andamento. Já o recurso de investimento, o valor liberado foi de R$170 mil e será utilizado na reforma do hospital.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.​