Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Calenu começa o ano atendendo 110 crianças
Arraias

Projeto Calenu começa o ano atendendo 110 crianças

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 10h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 10h54

O projeto de ensino, pesquisa e extensão Centro de Alfabetização Letramento e Numeramento, o Calenu, em Arraias segue beneficiando crianças da região por meio da iniciação dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Matemática e Educação no Campo na docência e práticas de estratégias pedagógicas inovadoras na alfabetização.

Durante os meses de agosto a dezembro do ano passado 30 alunos com dificuldades na alfabetização frequentaram diariamente o projeto. Para atendê-los, 17 acadêmicos voluntários, com o apoio da professora alfabetizadora Nelci Guimarães se revezaram. Este ano, como explica uma das coordenadoras do projeto, Magalis Schneider, o projeto já começou com 54 acadêmicos voluntários e 110 crianças sendo alfabetizadas.

Ela atribui esse crescimento a expansão do projeto e sua credibilidade e solidez conquistadas ao longo dos anos. Os atendimentos agora não são feitos somente dentro do Câmpus da UFT em Arraias, mas também em uma unidade dentro da Escola Apoenã, em Arraias, e nos municípios de Novo Alegre- TO, Combinado-TO, Monte Alegre- GO, Lavandeira-TO, Campos Belos-GO e Teresina do Goiás. Além disso, o projeto não é só com acadêmicos do curso de Pedagogia, ele se tornou interdisciplinar e conta com os cursos de Matemática e Educação no Campo também.

Esse atendimento ainda deve ser ampliado. “Mais acadêmicos tem nos procurado para ser voluntários, pois o projeto tem dado resultados positivos, chamando a atenção dos alunos e diretores de escolas. Os alunos que nem sabiam ler, estão lendo, os que estavam na repetência conseguiram avançar. Os alunos melhoram pedagogicamente e na autoestima”, comemora ela.

Essa expansão também pode ser percebida na dimensão que o projeto atingiu. Hoje ele faz parte do projeto político pedagógico do curso de Pedagogia e da própria UFT, Câmpus de Arraias. Outro resultado positivo, para além dos atendimentos à comunidade, foi a publicação no Diário Oficial da União, do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFT e Prefeitura Municipal de Arraias, permitindo que o município abraçasse a iniciativa formalmente.

Momento de aprendizagens e concentração no Calenu (Foto: Divulgação)

Contribuição

A UFT está fazendo história, contribuindo significadamente com a comunidade de Arraias, diminuindo as dificuldades dos alunos em distorção idade/série no município e região, possibilitando a eles aprender a ler, escrever e a calcular como prática social.

Os voluntários também colhem frutos. Essa oportunidade de relacionar a docência e a prática pedagógica na sala de aula durante os atendimentos, percebendo o papel do professor na perspectiva do compromisso social e ético, formam profissionais com um diferencial: experiência pedagógica prática comprovada. Essa experiência comprovada têm ajudado egressos a conquistarem seu primeiro emprego.

O projeto tem colhido bons frutos e contato com o engajamento da sociedade, a exemplo da participação em uma campanha de arrecadação de livros literários para o projeto. Em poucos dias da campanha foram arrecadados 300 livros literários, 11 jogos pedagógicos e 45 livros de coleções de pesquisa.

Saiba mais sobre o projeto

No laboratório de alfabetização Calenu trabalha-se:

• Leitura e escrita, cálculos, estratégias pedagógicas com diálogo, afetividade e amorosidade.
  • Atividades lúdicas de multiplicação, dominós dos animais, jogo de dominó dos meios de comunicação.
  • Aprendizagens, leitura de mundo e planejamento das estratégias pedagógicas.
  • Jogo de xadrez que desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões, dentre outras atividades.
Novidade

Schneider destaca ainda, que o contato com a realidade da alfabetização foi motivador para que os acadêmicos buscassem estratégias pedagógicas novas e emancipadoras para alfabetizar os alunos com dificuldades na leitura, escrita e matemática. Tanta inovação já tem destino certo. Em breve será lançado um livro descrevendo as práticas inovadoras de alfabetização criadas pelos estudantes e testadas com êxito.