Página inicial > Últimas Notícias > “A UFT foi a construtora dos meus sonhos profissionais”
valorização

“A UFT foi a construtora dos meus sonhos profissionais”

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 17h32 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 17h13

Egresso encontrou na Universidade o amor pela docência e as pontes que precisava para sua carreira

Todos os semestres centenas de novos alunos chegam à UFT cheios de expectativas e planos. No dia a dia da sua graduação, entre salas de aulas, laboratórios e troca de experiências, cada um vai escrevendo sua própria história e construindo os alicerces para futura vida profissional. A UFT tem sido parte fundamental na vida desses profissionais ensinando e incentivando por meio de seus professores, colegas de aulas e funcionários.

Rafael Lira é um destes ex-alunos. Em 2001 ele saiu de Conceição do Araguaia, no Sul do Para, de malas prontas para Palmas. Oriundo de escola pública, ele havia conquistado uma vaga no curso de Engenharia de Alimentos. “Aos 17 anos quando entrei na então Unitins, que logo se tornaria UFT, não tinha dimensão do que era a vida acadêmica e a consolidação de uma carreira. Só vim para a UFT, por ela ser pública. Minha família não tinha condições de bancar meus estudos. Na UFT foi onde tudo começou a construção da minha carreira e dos meus sonhos”.

Para Lira chegar à graduação já era um sonho distante, mas com o passar do tempo, a construção das relações, ele foi almejando novos horizontes. Durante os cinco anos que esteve na UFT foi aluno do programa de iniciação científica da instituição, orientado do professor Abraham Zuniga. Lira relata que foi por meio desse programa, que decidiu investir na carreira acadêmica. “O contato com o universo científico e o apoio do meu orientador me impulsionou para a decisão de investir na formação em nível de pós-graduação, destacou ele.

Carreira

Seu interesse foi tamanho, que antes mesmo de defender seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2006, ele já havia passado na seleção do Mestrado em Engenharia de Alimentos na Federal de Viçosa. Da mesma forma, antes de defender sua dissertação, foi aprovado no Doutorado em 2008. Em 2009 passou no concurso do Instituto Federal do Mato Grosso, onde tomou posse em 2010 e defendeu sua tese de doutorado em 2011.

Por meio do concurso foi professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no IFMT, no Câmpus de Confresa, uma cidade pequena do interior do Mato Grosso. “Confresa é uma cidade do interior que lembra muito minha cidade natal, onde qualquer intervenção que seja feita na educação, possibilita uma grande mudança na vida daqueles alunos. Então eu acabei me envolvendo bastante com essa realidade, muito parecida com a minha”, afirmou Lira.

Em Confresa, além de dar aula ele coordenou o curso de Técnicas em Alimentos, assumiu a Direção de Ensino e também foi o primeiro Diretor eleito daquele Câmpus. Com o passar dos anos aceitou novos desafios. Mudou de Câmpus, assumiu a Direção de Pós Graduação do Instituto. Atualmente se voltou para um momento acadêmico, está no Câmpus de Bela Vista para trabalhar na graduação do curso de Engenharia de Alimentos e no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. “Todo esse network que eu construí na vida acadêmica da UFT são referências no trabalho com desenvolvo hoje com os alunos da graduação e pós-graduação”, enfatiza.

Rafael Lira em sala de aula com seus alunos em Confresa (Foto: Arquivo Pessoal)

Parcerias

Sua relação com a universidade e com corpo docente da UFT não parou por aí, continua dando frutos. Seu amor pela universidade faz com que ele a indique para outros. “Tenho orgulho de ter meus ex-alunos do curso técnico em Alimentos sendo discente na UFT, como a Weyda Beckeman, discente do curso de Engenharia de Alimentos e o Lucas Milhomem, discente do curso de Engenharia Elétrica”.Além disso, Lira mantem contato com seu antigo orientador e estão com projetos de trabalhar, publicar e orientar juntos, fazendo uma ponte entre o IFMT e a UFT.

Memórias

Emocionado Lira afirma: “Sou muito grato de ter escolhido estudar na UFT, muito feliz de tudo que a UFT me proporcionou. A UFT foi a construtora dos meus sonhos profissionais, foi responsável por fomentar a carreira que construí até aqui, e sei que ainda tem muito mais, pois estou só começando. Tenho gratidão pela Universidade, pelas pessoas que eu conheci, que eu convivi, que fizeram essa minha vida acadêmica. Por mais que seja dura e trabalhosa a construção de uma carreira também é motivo de orgulho”.

A UFT é parte da trajetória profissional e pessoal de Rafel Lira!

marcador(es): Reitoria,Home,valorização