Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT levará assistência em saúde para crianças e idosos de lares e abrigos de Araguaína
hdt-uft

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 09h42 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 09h42

Levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. Esse é o objetivo da terceira edição da ação Ebserh Solidária, que será realizada no dia 20 de dezembro nas cidades atendidas pelos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh. No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) a ação ocorrerá na parte da manhã, nas casas de acolhimento infanto-juvenil Ana Caroline Tenório e na Casa Lar, e à tarde na Casa Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína (TO).Ebserh Solidária (Arte: CCS/Ebserh)​

Além de levar atendimento de prevenção e promoção da saúde, que abrangem ações educacionais e preventivas, consultas e exames, os hospitais realizarão atividades lúdicas e também campanhas para arrecadar brinquedos e itens que sejam de necessidade para o público alvo.

No HDT-UFT serão ofertados atendimentos em pediatria, psiquiatria, clínica médica, dermatologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, fisioterapia, odontologia e dentre outros. E a campanha visa a arrecadação de material de limpeza, além dos brinquedos e jogos para as crianças e adolescentes.

Mutirão nacional

Em todo Brasil, a expectativa é de que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculado à Rede Ebserh dentre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes.

Serão beneficiadas pessoas que vivem em instituições sociais escolhidas antecipadamente pelos próprios hospitais participantes, de maneira a oferecer serviços de saúde para aqueles que têm dificuldade de acesso a atendimento médico-hospitalar. Com o mutirão, os pacientes não precisarão se deslocar ao hospital, pois os serviços irão até eles.

Histórico positivo

No ano de 2017, foi instituído o projeto Ebserh Solidária, que se caracteriza pelo objetivo de levar atendimento em educação e saúde fora do ambiente hospitalar, com ações de prevenção e promoção da saúde. Na primeira edição, ocorrida em novembro de 2017, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas.

No HDT-UFT, a edição ofertou 400 atendimentos nas dependências da Escola Municipal José Nogueira, localizada no Assentamento Rio Preto, a uma distância média de 100 km do centro de Araguaína (TO), local definido pelo Hospital, em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde do município para levar assistência médica e educativa à região. Cerca de 70 profissionais foram voluntários no evento.

Os atendimentos contemplaram consultas nas áreas de clínica médica, infectologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia, farmácia, nutrição, educação física, além de testes rápidos de sífilis e de hepatites com aconselhamentos, ações educativas com abordagens sobre doenças infectocontagiosas e higiene bucal, distribuição de remédios, atividades lúdicas com as crianças e vacinação.

Clique aqui, assista a matéria, e reveja um pouco da primeira edição da Ebserh Solidária no HDT-UFT.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT