Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes participam de ações da II Mostra de Popularização da Ciência
Início do conteúdo da página
ARAGUAÍNA

Estudantes participam de ações da II Mostra de Popularização da Ciência

Por Samuel Lima e Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 10h32 | Última atualização em Sexta, 19 de Outubro de 2018, 09h15
// // //

Crianças puderam participar das unidades demonstrativas com animais (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)Crianças puderam participar das unidades demonstrativas com animais (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)

Com estimativa de participação de mil crianças e adolescentes para esta quinta e sexta-feiras (18 e 19), a II Mostra de Popularização da Ciência, atividade promovida por docentes e alunos da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia do Câmpus da UFT em Araguaína, prossegue até sábado, divulgando as ações de pesquisa dos dois cursos e divulgando a importância das graduações para a região de Araguaína e para o Estado. A Mostra é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O professor José Neuman Miranda Neiva, da comissão organizadora da Mostra, destaca que o objetivo é, além de popularizar a ciência, mostrar como a Universidade é acessível para todas as pessoas. "Além dessa função de formar novos profissionais para o mercado, tem também a função atuar na busca da diminuição das desigualdades sociais; a Universidade é oportunidade para mudança de vida, proporcionando um salto social com conhecimento; é pública, gratuita e oferta oportunidades para todos", pontua o professor.

Entre as atividades desenvolvidas para a criançada estavam ações teatrais; apresentações de vídeos sobre os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia; unidades demonstrativas sobre zoonoses (doenças que atingem humanos e transmitidas por animais); produtos apícolas com uma colméia demonstrada numa caixa de acrílico; entre outras ações envolvendo produtos animais e vegetais.

O estudante do 4º ano Fundamental, Caio Gustavo Rodrigues da Silva, de 10 anos, disse que gostou muito das demonstrações sobre as doenças dos animais. "A gente aprendeu que precisa tirar o lixo para que nossos animais fiquem limpos. Eu quero ser veterinário ou doutor", revelou o estudante.

Outra aluna também do 4º ano, Graziela Sousa Morais, de 9 anos, também destacou a limpeza e das ações veterinárias demonstradas durante a Mostra. "Tinha uma mulher 'tirando' a temperatura dos animais! Se a gente não cuidar deles eles podem ficar doentes; por isso precisa levar no veterinário e dar ração", pontuou.

Banner de divulgaçãoCiência na Praça

No dia 20 de outubro, sábado, a ação será desenvolvida na Avenida Via Lago, das 16h ás 20h. A ideia é apresentar a ciência á comunidade em geral e difundir os seus benefícios sociais e sua função no combate às desigualdades sociais. No local serão apresentados vídeos, unidades demonstrativas sobre zoonoses, teatro sobre cuidados com animais, apresentação de produtos apícolas, da produção de frangos, da produção de vegetais, aquaponia, piscicultura, da bovinocultura, entre outras atividades.

Confira abaixo algumas imagens das ações realizadas nesta quarta-feira:

registrado em:
Fim do conteúdo da página