Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi promove evento para comemorar o mês dos surdos
Setembro Azul

Câmpus de Gurupi promove evento para comemorar o mês dos surdos

Por Thais Oliveira e Samuel Lima | Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h24 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 18h01

O Câmpus de Gurupi realizará nesta sexta-feira (28)  o primeiro evento em comemoração ao mês dos surdos. As atividades terão início às 8h, no auditório do prédio 3P, e envolvem palestras e apresentações abordando o tema "Acessibilidade ao Surdo".

No dia 30 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Surdo. No último dia 26 foi comemorado o Dia Nacional da Pessoa Surda, instituído por meio da Lei nº 11.796 que foi sancionada no dia  29 de outubro de 2008.

De acordo com o tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Câmpus, Romário Barbosa, o evento deverá reunir cerca de 120 pessoas, e servirá também para sensibilizar as comunidades acadêmica e externa para a importância da inclusão dos surdos na academia. Atualmente, Barbosa dá aulas de Libras para públicos acadêmico e externo quatro vezes durante a semana no ambiente do Câmpus.

A cor azul

A simbologia do azul para os surdos está relacionada à época da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas obrigavam pessoas com esta deficiência a usarem uma fita azul no braço, por serem consideradas inferiores. Por causa disso, no decorrer do tempo, a cor azul tornou-se símbolo de resistência à opressão enfrentada pelos surdos e também como orgulho de ser um surdo.

Leia mais sobre o assunto:

Blog voltado para comunidade surda (Blog do Hugo)

marcador(es): Gurupi,Home