Página inicial > Últimas Notícias > Empresa da incubadora Habite utiliza de processos in vitro para a reprodução de plantas
UFT NA AGROTINS

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 14h38 | Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 08h14

A BioPropague, empresa júnior que faz parte do Programa de Incubação da Habite, também participa da Agrotins no estande da UFT. A BioPropague utiliza de técnicas de fertilização in vitro para a reprodução de plantas ornamentais, frutíferas e florestais. A Habite é situada em Gurupi, por isso a empresa é sediada oficialmente na cidade, porém tem atividades sendo desenvolvidas também em Porto Nacional. Além disso, ainda conta com um laboratório especializado nos processos in vitro.

Estudantes e pesquisadores de Porto Nacional são sócios na empresa Biopropague (Foto: Daniel dos Santos)

Segundo um dos sócios da empresa, o estudante de pós-graduação Jaderson Roni, o processo de reprodução in vitro permite a obtenção de enumeras outras mudas a partir de uma única. “Em processo laboratório, a gente pega um pedaço da planta e colocamos em um meio de cultura, que possui toda uma composição de hormônios vegetais para estimular o desenvolvimento da planta para gerar mais brotos, e a planta acelera o processo de brotação”. Segundo o estudante, além da quantidade de novas mudas geradas pelo processo, outro fator positivo do procedimento é o tempo de desenvolvimento das plantas, "o cacto, por exemplo, com apenas um pedaço podemos obter até 23 plantas em cinco meses".

São ao todo oito sócios envolvidos na empresa. Entre eles os professores Horllys Barreto e Wagner Melo, a professora Suzana Siebeneichler e os alunos Jaderson Roni, Laís Ramos, Alef Elias, Gleison Henrique e Alessandra Macedo.

Estudantes representam a Incubadora Habite (Foto: Daniel dos Santos)

Habite

É uma Incubadora de Empresas de Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tem como os principais objetivos incubar empresas com cunho biotecnológico; implantar uma empresa júnior com a participação dos estudantes de graduação da UFT em Gurupi; implantar o ambiente Inspira, no qual os alunos desenvolverão soluções em atendimento às demandas de empresas da cidade.

marcador(es): Home,Agrotins