Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Colmeia Literária promove círculos de leitura para crianças e idosos
ARAGUAÍNA

Projeto Colmeia Literária promove círculos de leitura para crianças e idosos

Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 16h02 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 17h31

O projeto de extensão nasceu da disciplina de Letramento Literário, do Curso de Letras do Câmpus de Araguaína. Os estudantes foram divididos em grupos de duas ou três pessoas com nomes de flores nativas do cerrado, como flor de pequi, flor de ipê, flor de murici, entre outros. São promovidas reuniões duas vezes por semana com duração de duas horas e os livros são selecionados de acordo com as faixas etárias, que podem ser constituídas por crianças, jovens, adultos e idosos.

Para realização do projeto foram escolhidos diferentes espaços públicos de Araguaína. Os locais são o Centro de Ensino Infantil Creche Dona Benta, a Comunidade Vida Abundante, o Calçadão da Via Lago, o Cantinho do Vovô, a Escola Municipal Benedito Canuto Braga, a Casa de Acolhimento Ana Caroline, o Parque Cimba, a Praça das Nações e também há um grupo itinerante, que vai a vários lugares.

Segundo a professora responsável pelo projeto, Vilma Nunes, “todo o protagonismo do projeto de extensão Colmeia Literária pertence aos acadêmicos engajados na criação dos Círculos de Leitura, pois a minha atuação foi na orientação das atividades e no planejamento da proposta. Eles abraçaram a ideia e realizaram as ações com muito compromisso e muita responsabilidade”.

Durante as atividades desenvolvidas são produzidos registros como diário de campo, depoimentos dos participantes, relatos reflexivos, relatos de experiência de leitura, vídeos e fotos. Confira algumas imagens: