Página inicial > Últimas Notícias > Gilson Porto Jr e Fernando Mayer Pelicice recebem Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa
PESQUISA

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 21h10 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 14h18

Na tarde dessa quarta-feira (14) foi entregue o Prêmio Hilton Japiassu de Pesquisa no Consuni, os pesquisadores homenageados foram Gilson Porto Jr, como Jovem Pesquisador e o professor Fernando Mayer Pelicice, Pesquisador Sênior. A cerimônia de entrega do prêmio contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato, da vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros e do ouvidor Paulo Fernando de Melo, durante o Consuni.

Os ganhadores foram indicados por professores, alunos e técnicos-administrativos por meio do Edital 28/2017  em duas categorias: Categoria Jovem Pesquisador, para os professores que sejam doutores há menos de 05 anos; e Categoria Pesquisador Sênior, para os professores que sejam doutores há mais de 05 anos.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio, conta que essa “é uma forma de incentivar, tanto as pessoas que estão iniciando a carreira como pesquisador, quanto valorizar os pesquisadores já consolidados”, e que a intenção do prêmio é promover mais pesquisas e enriquecer o currículo dos pesquisadores da Universidade.

Hilton Japiassu

O “Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa” tem por finalidade reconhecer e distinguir os pesquisadores da UFT que tenham se destacado na pesquisa. O prêmio é uma homenagem à memória do emérito professor Hilton Japiassu que passou toda a sua infância e início da adolescência na cidade de Porto Nacional (TO). Após sua partida da cidade tocantinense, Hilton Japiassu veio a tornar-se o mais importante nome na área de epistemologia das ciências humanas no Brasil. Os livros do autor, publicados por editoras de renome nacional, continuam sendo reeditados. A trajetória intelectual, além do título de Doutor e Pós-Doutor por universidades francesas, inclui ainda a tradução do francês de mais de 15 livros, incluindo obras do filósofo Paul Ricoeur, considerado por muitos o maior filósofo da atualidade.

Confira as fotos!

marcador(es): Propesq,Home,Consuni