Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com apoio da UFT, evento de percussão ocorre em Palmas nesta quarta
Início do conteúdo da página
CULTURA

Com apoio da UFT, evento de percussão ocorre em Palmas nesta quarta

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 14h50 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 18h22

Movimentar o consumo e o debate sobre música, bem como, valorizar os mestres e as tradições musicais do estado são alguns dos objetivos do II Encontro Percussivo, que acontece nesta quarta-feira (28),  no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis em Palmas. O evento é organizado por músicos independentes da cidade e tem o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A programação do Encontro contará  com oficinas, palestra,  apresentações culturais e também venda e exposição de instrumentos. As inscrições ocorrerão no local e darão direito a certificados de participação gerados pela Proex. Ao todo são ofertadas oitenta vagas e para se inscrever é necessário doar 1kg de alimento não perecível ou um produto de higiene pessoal.

Programação diversificada

Dentre as oficinas, os participantes poderão conferir a de Percussão Sinfônica, que será ministrada pelo Diretor de Cultura, Bruno Barreto. Segundo ele, essa será uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre os instrumentos  utilizados nas orquestras e além de abrir um espaço para que os interessados possam iniciar o aprendizado de algum instrumento musical da percussão, com foco em instrumentos que podem ser utilizados também na orquestra. "A oficina será uma mostra dos instrumentos de percussão que foram incorporadas à estrutura da Orquestra Sinfônica tradicional, por exemplo, o triângulo que é tão conhecido no forró, mas que foi incorporado nas orquestras", explica. 

Além do Diretor de cultura, o evento contará com outros grandes representantes da música no estado como os facilitadores culturais Murilo Fernando, Edilson Morais, Márcio Bello dos Santos e Leo Cepa que irão ministrar oficinas de grande relevância para a música percussiva. De acordo com o responsável da comunicação do evento, Jerfeson Nascimento, a escolha da programação foi feita de forma colaborativa e teve uma aceitação positiva e imediata dos músicos. Para ele, o apoio da universidade fortalece o evento". A parceria da UFT é fundamental para legitimar essas oficinas que são extremamente importante para a cena musical no estado, bem como para  toda a sociedade", conta. 

O encontro surgiu da iniciativa popular dos músicos

De acordo com a organização do programação durará o dia inteiro e à noite, a partir das 18h. "O Primeiro Encontro aconteceu em 2015, na Praça dos Girassóis, por iniciativa dos músicos percussionistas Murilo Fernando, Bimbo Cabeça e Clésio Jiba que fizeram o convite pelas redes sociais. A ideia é colocar o encontro no circuito cultural da capital e vai ganhando forma por meio da ação de facilitadores culturais que voluntariamente agem pela construção da cultura tocantinense. Grandes nomes da música tocantinense como Dorivan Borges e Genésio Tocantins se juntaram a essa iniciativa pelo comprometimento com a cultura do estado".

 

registrado em:
marcador(es): Proex,Cultura,Home
Fim do conteúdo da página