Página inicial > Últimas Notícias > Gestores da UFT participam de Reunião de Avaliação Estratégica para 2018
Gestão Superior

Gestores da UFT participam de Reunião de Avaliação Estratégica para 2018

Por Poliana Macedo | Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 18h07 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 15h38

Realizada duas vezes por ano, a primeira Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) da Universidade Federal do Tocantins iniciou nesta segunda-feira (19) e segue até amanhã (20), no auditório do Bloco IV (Reitoria), durante todo o dia, em Palmas, com programação extensa e a presença do reitor, vice-reitora e os representantes de todas as unidades gestoras da UFT, incluindo as direções de câmpus.

Na primeira reunião de cada ano são apresentados os resultados da execução das ações e dos indicadores de desempenho do ano anterior. A partir destes dados quantitativos, os resultados positivos ou negativos serão analisados e discutidos para a adequação dos mesmos à estratégia do novo ano, de acordo com as ações planejadas no PDI.

Para o reitor, Luís Eduardo Bovolato, esse momento é importante para a socialização dos dados executados e realizados em 2017, para todos os diretores e coordenadores administrativos dos câmpus, para que possam ter uma noção da dimensão e o alcance de toda uma política de gestão que é implantada e executada, apesar das grandes limitações orçamentárias que as universidades estão passando. “Na UFT, a partir desses ajustes, com a melhoria da qualidade do gasto, o redimensionamento dos contratos terceirizados, conseguimos reduzir o percentual de investimentos de custeio, com o objetivo de proporcionar maior investimento nas atividades finalísticas da universidade”, pontuou.

Diretor do Câmpus de Palmas, Marcelo Leineker, reforçou que essas reuniões são fundamentais para envolver as direções de câmpus na tomada de decisões com relação ao orçamento do ano anterior e para mapear a tomada de decisões para o ano seguinte. “Temos trabalhado bastante em conjunto para reduzir o gasto em custeio e otimizar a aplicação de recursos na finalidade da instituição. Essa tem sido a bandeira que tem seguido e que está presente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Diminuímos o uso dos recursos com as atividades meio para aplicar e focar recursos no ensino, pesquisa e extensão”.

Cronograma

Na manhã do primeiro dia de reunião, foram apresentados os resultados da execução das ações por Unidade Gestora e dos dados consolidados da UFT, bem como os dados referentes ao orçamento de 2017 e 2018, além da execução financeira do exercício de 2017 pelo pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo. No período da tarde foi lançado o Sistema de Planejamento Proap/DTI e apresentação das ações das pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação e Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.

Na programação de terça-feira, serão apresentadas as ações das pró-reitorias de Assuntos Estudantis, Avaliação e Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Administração e Finanças, além das diretorias de Tecnologia da Informação, Comunicação e Comissão Permanente de Seleção (Copese).

RAE

A Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) é um instrumento de avaliação periódica do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFT de gerenciamento da estratégia. Participam do evento a vice-reitora e os representantes de todas as unidades da Gestão da UFT. A RAE deve ser realizada duas vezes por ano, para que haja um acompanhamento dos resultados institucionais. O Planejamento Estratégico da UFT é fundamentado em um painel de indicadores de desempenho alocados em cinco objetivos estratégicos.

Confira a Galeria de Fotos

marcador(es): Home,Relatório de Gestão