Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação e Teoria da Complexidade serão abordadas em palestra nesta quinta
OPAJE / PPGCOM

Comunicação e Teoria da Complexidade serão abordadas em palestra nesta quinta

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 10h58 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 10h58

A partir das 19h desta quinta-feira, no auditório do Bloco III, no Câmpus da UFT em Palmas, o professor Rogério Córdova, da Universidade de Brasília (UnB), proferirá palestra sobre "Comunicação e a Teoria da Complexidade", com aportes de Edgar Morin. A atividade é promovida pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da UFT (Opaje) e também pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom).

Em entrevista, o professor Córdova enfatizou que vai apresentar parte do trabalho de Morin e de como ele observa a questão da complexidade. "Como se constitui a nossa natureza humana? Que tipo de gente somos nós? O que significa essa complexidade, essa coexistência da desordem, da incerteza da ambiguidade e no que a natureza humana difere dos outros animais?". Ele destaca que todos estes conceitos são trabalhados também sob a ótica da comunicação e informação.

Córdova frisou ainda que serão trabalhados conceitos como complexificação, de organização, de informação e de comunicação, além dos diferentes períodos da sociedade, arquisociedade, sociedades históricas e chegando até os momentos atuais, "essa explosão do mundo da informação e da comunicação", e de como os profissionais da comunicação se portam diante de tanta informação e com a missão de transformar isto em comunicação, notícia.

O palestrante
O professor Rogério de Andrade Córdova possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1982) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos temas Educação; Autonomia; Administração; Escola Pública; Pedagogia; Educação e Pedagogia: epistemologia e pesquisa, história das vertentes pedagógicas; Organizações educativas: instituição e gestão; Epistemologia da complexidade; Socioeducação e pedagogia: a reeducação dos adolescentes e jovens em conflito com a lei.

marcador(es): Palmas,Opaje,Home,PPGCom