Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Porto Nacional promove aula magna sobre os 500 anos de protestantismo
Início do conteúdo da página
História

Câmpus de Porto Nacional promove aula magna sobre os 500 anos de protestantismo

Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 14h31 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 14h36

2017 foi o ano em que se comemorou os 500 anos de Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero e as profundas transformações ocorridas na época. Ainda seguindo essas comemorações, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, promoverá nos dias 06 e 07 de fevereiro, no auditório do bloco III, duas aulas magnas proferidas pelo professor da instituição, Vasni de Almeida . Na ocasião o docente trará um debate em torno do tema, buscando integrar o protestantismo e a modernidade. As aulas aconteceram no período noturno e matutino respectivamente e são abertas para a comunidade em geral. 
De acordo com o professor, o assunto é extremamente relevante do ponto de vista acadêmico. "O objetivo é trazer para dentro da universidade um debate histórico sobre a reforma. Pretendemos trabalhar os aspectos históricos  e não teológicos ou mesmo meramente religiosos", explica. Ainda segundo ele a academia discute pouco o protestantismo. "A academia discute muito politica, discute muito cultura, discute muito economia, mas discute pouco religião na perspectiva científica e discute ainda menos o protestantismo. O protestantismo, seja ele os evangélicos tradicionais ou os pentecostais tem crescido muito no Brasil e tem gerado inúmeras polêmicas. As pessoas discutem e falam muito e reproduzem muito, mas existe muitos equívocos na realidade, então uma aula como essa é uma pequena contribuição para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre esse mundo evangélico e um pouco da história dela", conta. 
Nas datas também será realizado o lançamento do livro "Os 500 anos da Reforma Protestante no Brasil: um debate histórico e historiográfico", organizador pelos professores Elizete da Silva, Lyndon de Araújo Santos e Vasni de Almeida.
 
Livro
A coletânea busca oferecer interpretações e críticas aos fazeres religiosos, políticos, assistenciais, educacionais, bem como às questões de gênero, relacionadas ao campo protestante brasileiro. Os quatro eixos temáticos da obra tecem um fio a apontar para trajetórias, para continuidades e descontinuidades, para as mudanças, mas também para as permanências que rondam os evangélicos brasileiros. É uma obra que se soma a tantas outras que apresentam os sujeitos históricos protestantes em ação, agindo em sociedade. Obra que desloca o espaço de onde falam e agem os evangélicos e seus pesquisadores. Esses espaços estão no Centro-Sul e no Oeste, mas estão também no Norte-Nordeste. Esperamos ofertar leituras que possam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade religiosa brasileira e o diálogo respeitoso entre as várias confissões doutrinárias.

 
 
 
 
 
 
registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home,História
Fim do conteúdo da página