Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Estado da Saúde e UFT se unem para mutirão de cirurgias no HGP
Início do conteúdo da página
Parceria

Secretaria de Estado da Saúde e UFT se unem para mutirão de cirurgias no HGP

Por Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 08h41 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 08h41

Mutirão de cirurgias no HGP (Foto: Divulgação)Com o objetivo de reduzir a lista de espera para pacientes que necessitam de cirurgia do aparelho digestivo, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza mutirão das cirurgias no Hospital Geral de Palmas (HGP) durante os finais de semana.

Coordenado e supervisionado pela equipe do HGP, a UFT disponibiliza materiais e equipe médica residente da Comissão de Residência Médica (Coreme/UFT). Segundo o atual supervisor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da UFT, Itágores Hoffman I, desde dezembro já foram realizados três mutirões e 30 pacientes com indicação cirúrgica de hérnia foram operados. Ele afirma ainda que o próximo mutirão está previsto para fevereiro, continuando com cirurgias de hérnia e incluindo cirurgias de vesícula.

O projeto procura definir um equilíbrio entre o encaminhamento cirúrgico do paciente e a data do procedimento, como afirma doutor Itágores. Segundo ele, para liberar a lista de espera por cirurgia do aparelho digestivo, a equipe do mutirão disponibilizou dias alternativos aos pacientes pelo fato de que, aos finais de semana, o fluxo de cirurgias é menor e portanto, há mais salas para realização dos procedimentos.

Saiba mais

A Comissão de Residência Médica (Coreme/UFT) é a responsável pela inserção de médicos no Programa de Residência Médica, curso de Pós-graduação lato sensu que objetiva qualificar médicos ao título de especialista.

A Coreme contém membros da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e dos serviços conveniados que coordenam e supervisionam a organização e aplicação dos Programas de Residência Médica, avaliando o aproveitamento dos residentes e aplicando as sanções disciplinares.

É também o órgão competente para manter os contatos e entendimentos com a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas, a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, a Comissão Estadual de Residência Médica, a Comissão Nacional de Residência Médica e o Conselho Regional de Medicina.

(Com informações do portal da Secretaria de Estado da Saúde/TO)

registrado em:
Fim do conteúdo da página